A Casa de Cultura Villa Maria inaugura no próximo dia 30 de outubro, às 19h, a mostra José Américo Motta Pessanha: Um Pensador Campista, em homenagem à história e ao legado do idealizador do seu projeto inicial e um dos grandes nomes da filosofia brasileira.
O evento de abertura contará com o lançamento do livro Filosofia como Indisciplina: José Américo – Professor Filósofo, de Marly Bulcão e Marcelo de Carvalho, que explora a rica trajetória de José Américo e seu papel como professor e intelectual.
A exposição, que estará aberta ao público até o dia 06 de dezembro, oferece uma imersão no universo intelectual e cultural de José Américo. Além de sua produção acadêmica e filosófica, os visitantes terão acesso a uma seleção de seu acervo fonográfico pessoal, textos de jornais, poesias e documentos que testemunham seu impacto na cultura e no pensamento brasileiro.
Painéis e vídeos com depoimentos de colegas e alunos trazem uma visão aprofundada de sua atuação, enquanto registros de palestras e documentos revelam seu compromisso com a educação e a preservação cultural.
José Américo Motta Pessanha, natural de Campos dos Goytacazes, teve uma carreira notável como professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e editor de coleções renomadas, como Os Pensadores. Idealizador do projeto inicial da própria Casa de Cultura Villa Maria, ele foi uma referência na difusão do pensamento filosófico e na preservação da cultura.
A mostra ficará aberta ao público de segunda a sexta, das 9h às 17h, até 06 de dezembro. Entrada gratuita.
Serviço:
● Lançamento do livro Filosofia como Indisciplina: José Américo – Professor Filósofo e inauguração da mostra José Américo Motta Pessanha: Um Pensador Campista
● Data: 30 de outubro de 2024 (para convidados)
● Horário: 19h
● Local: Casa de Cultura Villa Maria, Campos dos Goytacazes – RJ
● Visitação aberta ao público: de 31 de outubro a 06 de dezembro, de segunda a sexta, das 9h às 17h
● Entrada gratuita
Fonte: Ascom UENF