A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (InpEV) e a Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf), realizou, nessa quinta-feira (31), no km 13, próximo à localidade de Santa Ana, em Travessão, o primeiro dia de ação para que produtores possam fazer a devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. A próxima entrega será no dia 5 de novembro, no segundo dia de ação, onde os agricultores deverão se dirigir à localidade de Campo Limpo, na RJ 216 (Campos/Farol), perto da Igreja Nossa Senhora do Rosário.
O evento tem o apoio da Defesa Sanitária Vegetal, órgão que fiscaliza a venda e devolução das embalagens, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-Rio), do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio de Janeiro (Senar-RJ) e do Sindicato Rural de Campos.
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca divulgou um balanço do primeiro dia da ação, em Travessão. Foram atendidos 10 produtores rurais, concluindo as atividades com 57 galões de 20 litros de plástico rígido, 30 galões de cinco litros, duas embalagens de um litro, 168 embalagens flexíveis não laváveis.
O engenheiro Agrônomo da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, Rômulo Beltrame, classificou o primeiro dia da ação como positivo. “Hoje tivemos um volume grande de embalagens coletadas. Ações como essa são realizadas para o produtor se conscientizar, tanto ambientalmente, como para cumprir sua obrigação com a defesa sanitária, que impõe exigências de devolução para a próxima compra e necessitam estar em situação regular.” Finalizou.
O secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior, destacou que a ação “é fundamental em defesa da segurança dos agricultores, com a manutenção do campo limpo. Em cumprimento à legislação vigente, com todo cuidado a quem produz, debatendo e conscientizando sobre o uso adequado de agroquímicos. Destacando que o melhor manejo de pragas e doenças na produção agrícola será sempre a utilização de boas práticas agrícolas, pautando-se no conhecimento científico e tecnológico existente”.
Os produtores que participaram da ação receberam certificados para comprovar o cumprimento da legislação federal que determina a devolução anual das embalagens em postos autorizados.
Fonte: PMCG