Planejamento Familiar com novas regras para realização dos procedimentos em Campos

O programa oferece serviços como implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU); laqueadura e vasectomia em mulheres e homens, respectivamente

Por Luana Clara

Foto: PMCG

O Programa de Planejamento Familiar, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), teve algumas mudanças recentes nas regras para a realização dos procedimentos, segundo informou a diretora do Centro de Referência e Tratamento à Mulher (CRTM), Alessandra Crespo. O programa, que retornou integralmente em 2022, oferece serviços como implantação de Dispositivo Intrauterino (DIU); laqueadura e vasectomia em mulheres e homens, respectivamente.

Com a mudança, a idade mínima para a realização dos procedimentos passou de 25 para 21 anos, exceto para quem tem dois ou mais filhos vivos, que podem realizar a cirurgia a partir dos 18 anos. Além disso, não é mais exigido o consentimento do cônjuge para realizar os procedimentos.

“A laqueadura também pode ser feita durante o parto, desde que a vontade seja manifestada com 60 dias de antecedência. O paciente pode buscar pelos serviços nas Unidades Básicas de Saúde ou diretamente no CRTM”, complementou a diretora.

O atendimento secundário com médico, psicólogo e serviço social é realizado no Centro de Referência e Tratamento à Mulher, que funciona na Rua Gil de Góis, 126, Centro, próximo à Secretaria de Saúde, das 8h às 17h, onde todos os critérios do Ministério da Saúde são avaliados. Posteriormente, a cirurgia será realizada no Hospital Plantadores de Cana (HPC), que é a única unidade habilitada da região.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS