São Fidélis receberá nesta quarta-feira, 06/11, uma equipe que representa o Projeto Plansanear que dá apoio técnico aos municípios para a elaboração dos Planos de Saneamento Básico.
Na cidade o projeto está sendo executado desde março deste ano e atualmente encontra-se na fase de elaboração das estratégias participativas. Na parte da manhã, os membros dos Comitês de Coordenação e Executivo, responsáveis pela elaboração do PMSB, participarão de uma reunião. Às 14h acontece um evento aberto ao público, na sede da Associação Comercial e Industrial de São Fidélis (ACIASF), onde a população poderá colaborar com ideias sobre como mobilizar os diversos atores sociais no Município.
O Grupo de Trabalho de Campo visita a cidade pela terceira vez. Nas outras duas ações foram feitas a sensibilização sobre a importância do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), além da constituição do Comitê Executivo, setorização e mapeamento de atores locais. A previsão é de que seja finalizado em 2026.
O Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) tem uma importância fundamental para a gestão eficiente dos serviços de saneamento em uma cidade. Ele serve para:
Diagnosticar a Situação Atual: Avaliar as condições dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana.
Planejar a Longo Prazo: Estabelecer metas e ações para melhorar e expandir os serviços de saneamento, atendendo às necessidades presentes e futuras da população.
Orientar Políticas Públicas: Guiar a formulação e implementação de políticas públicas, garantindo que sejam efetivas e alinhadas com as demandas locais.
Garantir a Sustentabilidade: Promover práticas sustentáveis nos quatro eixos do saneamento, assegurando a preservação ambiental.
Envolver a Comunidade na implementação do PMSB e melhoria das condições de saneamento básico.
Para o secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Said Júnior, o comparecimento da sociedade em geral é necessária para o sucesso do plano.
“Convidamos a todos a participarem conosco desta etapa tão importante. Entendemos que a população precisa compreender e fazer parte de cada momento do processo de elaboração, pois sem a ação efetiva dos moradores, nada se concretiza. Nós do poder público nos comprometemos em fazer a nossa parte e precisamos da participação de todos os fidelenses”, explica Said.
Fonte: Prefeitura de São Fidélis