Patrulha Maria da Penha completa cinco anos de atuação em Quissamã 

A celebração aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), e contou com palestra da Delegada Juliana Buchas, do DEAM de Campos dos Goytacazes

Por Rodolfo Augusto

Foto: Divulgação

A Patrulha Maria da Penha (PMP), da Guarda Civil Municipal de Quissamã, completou cinco anos de atuação nesta quarta-feira (13). A celebração aconteceu no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), e contou com palestra da Delegada Juliana Buchas, do DEAM de Campos dos Goytacazes. O encontro contou com as presenças de representantes das Guardas Municipais de Macaé, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu e Carapebus.

“A instalação da Patrulha Maria da Penha em Quissamã surgiu com a orientação da prefeita Fátima Pacheco em ampliar a rede de proteção às mulheres no município. Ao completar cinco anos de atuação, temos a certeza de que o papel da Patrulha Maria da Penha está sendo desenvolvido com extremo êxito”, afirmou o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada.

Durante o evento, foram apresentados os números referentes à atuação da Patrulha da Penha no município. Do ano de 2019, ao mês de outubro de 2024 , foram registradas 440 chamadas de emergência, 498 ocorrências, 259 medidas protetivas arquivadas, e 77 medidas protetivas vigentes.

“Ao celebrar cinco anos de atuação, a Patrulha Maria da Penha reafirma o seu compromisso com os quissamaenses de atuar na conscientização e enfrentamento à violência contra a mulher”, destacou a Guarda Civil Municipal e supervisora da Patrulha Maria da Penha, Neide Cruz.

Desde 2019, a Prefeitura de Quissamã implementou, além da Patrulha Maria da Penha, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) Elisabeth da Conceição Barcellos Araújo, a Patrulha Maria da Penha, a Sala Girassol, o Núcleo Especializado de Atendimento ao Homem (NEAH), Auxílio à Mulher e os projetos Papo de Menina.

“O trabalho integrado das forças de segurança é essencial para o sucesso das ações de proteção às mulheres. A Patrulha Maria da Penha tem sido um exemplo de dedicação e eficácia, em Quissamã, e em nossa região”, ressaltou a Delegada Juliana Buchas.

Fonte: Ascom

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS