Forças militares se unem em prol da doação de sangue contínua em Campos

A iniciativa visa incentivar doações de sangue regulares por meio do envolvimento de militares e civis, promovendo a conscientização sobre a importância da doação contínua

Por Luana Clara

Foto: Divulgação

Representantes do Lions Club, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros se reuniram, nessa quarta-feira (13), com a equipe do Hemocentro Regional de Campos (HRC) para fortalecer a mobilização em torno do projeto “Lions pela Vida, Doe Sangue”. A iniciativa visa incentivar doações de sangue regulares por meio do envolvimento de militares e civis, promovendo a conscientização sobre a importância da doação contínua.

Segundo o coordenador do Lions Club, Paulo Henrique do Nascimento, o projeto pretende estabelecer um programa permanente de doação de sangue, mobilizando grupos de militares do Exército e do Corpo de Bombeiros para garantir um fluxo constante de doações. “Nosso objetivo é envolver as turmas de recrutamento do Exército e os oficiais do Corpo de Bombeiros para criar uma cultura de doação permanente, ampliando o impacto do projeto na sociedade”, destacou.

Capitão do Exército Brasileiro, Rafael Rohr Lopes ressaltou a importância de metas concretas para engajar a sociedade civil na doação de sangue e promover a conscientização sobre o poder de uma única doação em salvar vidas. “Queremos que a doação de sangue seja vista como algo transformador,” afirmou.

A assistente social do Hemocentro Regional de Campos, Rosângela Soares, explicou que o projeto busca facilitar o acesso dos interessados à doação, levando o Hemocentro até instituições parceiras e promovendo palestras de conscientização. “Planejamos realizar no mínimo três campanhas anuais, para garantir uma maior regularidade nas doações e tornar o processo mais acessível aos doadores,” comentou.

O tenente-coronel Rodrigo Gustavo Figueiredo enfatizou que essas ações contribuem para a reposição contínua dos estoques de sangue e incentivam os doadores a praticarem esse ato mesmo fora das campanhas. “A ideia é criar uma cultura de doação frequente, para que o hábito de doar se torne parte da rotina dessas instituições”, explicou.

A diretora do HRC, Sandra Chalub, reforçou a meta de manter um estoque mínimo de 70 bolsas de sangue por dia para assegurar o abastecimento adequado. “Precisamos sensibilizar a população para a importância de manter o estoque de sangue regular e criar o hábito da doação,” ressaltou.

Requisitos para doação e agenda da unidade móvel

Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos três horas antes da doação. Menores de idade precisam estar acompanhados pelo responsável legal e devem apresentar um documento de identidade com foto.

A unidade móvel do hemocentro estará disponível nos seguintes locais:

14/11 – Instituto Nélia Almeida – Campos

21/11 – Condomínio Sonho Dourado – Shopping Estrada Campos

24/11 – Festa do Doador – Cais da Lapa Campos

26/11 – Pátio do Corpo de Bombeiros – Bom Jesus do Itabapoana

28/11 – Praça Principal – Quissamã

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS