Trânsito e segurança pública aliados à tecnologia. Assim é o Centro de Controle Operacional (CCO), em funcionamento no Partage Campos Shopping, no Parque Rodoviário. Do videowall são monitoradas imagens capturadas por 240 câmeras, instaladas em vários pontos da cidade nesta primeira fase. Na segunda fase, mais 200 câmeras serão implantadas em outros pontos estratégicos e somadas às 116 câmeras anexas aos semáforos inteligentes, comporão todo o sistema de monitoramento.
Nos últimos meses, a Prefeitura de Campos, através do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT), disponibilizou para a Polícia Civil 37 arquivos de imagens, após solicitados. Dentre as imagens estão os flagrantes feitos pelas câmeras da Prefeitura dos suspeitos de terem baleado um jovem de 18 anos no Parque Santo Amaro, no mês de setembro, e que foram úteis na identificação de um dos suspeitos. Também foram as imagens capturadas pelas câmeras que ajudaram a Polícia Civil na identificação dos autores do homicídio do homem em situação de rua, cuja vítima foi esfaqueada e o corpo incendiado no Parque Alberto Sampaio, no Centro.
“O CCO é a integração de diversos órgãos de trânsito e de segurança pública. E quando auxiliamos a Polícia Civil nas investigações e elucidações de crimes, mostramos que o CCO é um equipamento importante para dar esta celeridade, não só para incidentes relacionados à segurança pública como ocorrências de trânsito e combate às irregularidades cometidas pelos usuários”, disse o presidente do IMTT, Nelson Godá, explicando que pessoas físicas e/ou jurídicas não podem solicitar imagens capturadas pelas câmeras de monitoramento para fins de investigação. “Somente a Polícia Civil tem este poder, e a Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal em casos específicos”, pontuou.
A delegada Carla Tavares, titular da 134ª DP, destacou a importância do monitoramento por câmeras para auxiliar a segurança pública. “Segurança Pública é uma atividade conjunta. Todos nós temos responsabilidade para que a cidade possa caminhar com mais segurança. E, pensando assim, não há como imaginar que somente as Polícias, seja a Civil ou Militar, atuem de forma isolada para combater a criminalidade. É de suma importância que a municipalidade também entenda seu papel e atue em consonância com as forças de segurança. Eu já tive a oportunidade de atuar em municípios onde o Centro de Monitoramento atuava em conjunto com a Polícia Civil e, sem dúvida, quem mais ganhava era a população, pois tinha um pronto atendimento nas ocorrências”, destacou.
Para o delegado Carlos Augusto Guimarães, titular da 146ª DP, o Centro de Controle Operacional de Campos é uma excelente conquista para a segurança pública no município. “Na era digital, as câmeras que fazem reconhecimento facial e de placas, além do cerco eletrônico de vigilância, são o que temos de ponta, além do compartilhamento com todas as forças de segurança em tempo real”, ressaltou Carlos Augusto, informando que foi bastante proveitosa a capacitação dos policiais civis no CCO.
TREINAMENTO – Nelson Godá esclareceu que a equipe do IMTT capacitou agentes das delegacias de Campos (134, 146 e DEAM), da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Ordem Pública e do Corpo de Bombeiros para que possam atuar em conjunto com o CCO, cada um na sua competência, com base nas normas internas do CCO.
PLACAS E MULTAS – Recentemente, o IMTT instalou placas informativas sobre fiscalização por videomonitoramento no trânsito de Campos. Estas placas foram colocadas em áreas onde há câmeras de monitoramento. De acordo com o presidente do IMTT, esta sinalização vertical é com base na Resolução 909/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que consolida normas de utilização de sistemas de videomonitoramento para fiscalização de trânsito. “Muitas pessoas questionam se as câmeras anexas aos semáforos estão ou não estão multando, mas esquecem que há outras câmeras que já flagram várias irregularidades no trânsito, entre elas, avanço do sinal vermelho e velocidade acima do permitido, que são infrações passíveis de multas. A ideia das câmeras, cujas imagens são capturadas e arquivadas no CCO, não é sair multando, mas ordenar o trânsito e garantir a segurança de todos”, comentou.
Fonte: PMCG