Quem são as pessoas com deficiência, de acordo com a lei brasileira de inclusão; exemplos de práticas anticapacitistas e importância de utilizar referências bibliográficas escritas por pessoas com deficiência no contexto escolar. Esses foram alguns dos temas abordados durante o curso “Práticas Anticapacitistas”, ministrado pelo professor do curso de Licenciatura em Educação Especial da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), João Henrique Silva. A capacitação aconteceu na Escola de Aprendizagem Inclusiva (EAI) e teve duração de três horas.
O curso teve como público-alvo profissionais responsáveis pelos alunos com necessidades especiais. De acordo com a diretora da EAI, Eleonora Nascimento, a abordagem anticapacitista ajuda a compreender o outro em sua singularidade, sem julgamentos ou estratégias de interiorização, ao mesmo tempo em que responsabiliza o coletivo pelas relações de cuidado.
“O objetivo do curso foi Identificar práticas capacitistas no contexto educacional e compreender como elas refletem na vida das crianças com deficiência, nas relações, desenvolvimento e aprendizagens. É de suma importância que esses profissionais estejam sempre atualizando seus conhecimentos para que possam cuidar de nossas crianças da melhor forma, contribuindo para seu crescimento pessoal e educacional”, disse Eleonora.
João Henrique Silva é professor adjunto do curso de licenciatura em Educação Especial da UFRRJ. Vice-chefe do Departamento Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar; doutor em Educação Especial pela UFSCar, filósofo e pedagogo, coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Especial e Diversidade.
Fonte: PMCG