Após feriados, Hemocentro Regional de Campos registra grande queda nas doações

A média diária de doações ficou muito abaixo do ideal, gerando impacto direto no atendimento, inclusive o adiamento de cirurgias eletivas

Por Rodolfo Augusto

Foto: Isabella Corrêa / Divulgação

O Hemocentro Regional de Campos (HRC), localizado em anexo ao Hospital Ferreira Machado (HFM), enfrenta uma grave queda no estoque de sangue após os feriados da Proclamação da República (15 de Novembro) e da Consciência Negra (20 de Novembro). A média diária de doações ficou muito abaixo do ideal, gerando impacto direto no atendimento, inclusive o adiamento de cirurgias eletivas.

Com dias em que foram registradas apenas 14 doações, a média está muito abaixo das 70 necessárias diariamente para atender a demanda de 25 unidades hospitalares do Norte e Noroeste Fluminense. Entre os dias 14 e 20 de novembro, o Hemocentro registrou 22 doadores aptos no dia 14; 24 no dia 15; 15 no dia 16; 9 no dia 17; 17 no dia 18; 27 no dia 19 e apenas 14 no dia 20, demonstrando uma queda constante na quantidade de doações.

No domingo (17), o Hemocentro registrou apenas 9 doadores aptos, esse número foi o mais baixo registrado durante toda a semana. Atualmente, o Hemocentro está com nível crítico para todos os tipos sanguíneos, o que obrigou novamente o cancelamento de cirurgias eletivas até que o estoque seja restabelecido.

BAIXA ADESÃO PREOCUPA

Apesar de campanhas frequentes e ações de conscientização, o número de doações segue insuficiente para atender à demanda da região. O Hemocentro reforça a importância da solidariedade e convida a população a doar sangue. Para ser doador, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos, não estar em jejum e evitar alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação. Menores de idade precisam de autorização e devem apresentar documento de identidade com foto.

COLETAS EXTERNAS E AGENDA DA UNIDADE MÓVEL

Para intensificar as doações, o Hemocentro está promovendo coletas externas com o apoio da unidade móvel. Confira os próximos locais:

24/11: Festa do Doador – Cais da Lapa, Campos

26/11: Pátio do Corpo de Bombeiros – Bom Jesus do Itabapoana

28/11: Praça Principal – Quissamã

O Hemocentro funciona diariamente, incluindo feriados, na Rua Rocha Leão, nº 2, bairro do Caju. A unidade reforça o apelo para que a população participe e ajude a salvar vidas, especialmente em um momento de estoque tão crítico.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS