Prefeito em exercício e promotor público debatem segurança hídrica do município de Campos

Reunião realizada nesta sexta também contou com integrantes do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica de Campos, além de representantes da Uenf e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana

Por Rodolfo Augusto

Foto: César Ferreira

Prefeito em exercício, o vice-prefeito Frederico Paes e integrantes do Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica de Campos se reuniram nesta sexta-feira (22) com o promotor de Justiça Fabiano Rangel Moreira, do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, para tratar de assuntos pertinentes à segurança hídrica do município e buscar possíveis soluções para a proteção dos mananciais da cidade. O Grupo de Trabalho de Segurança Hídrica foi criado pelo prefeito Wladimir Garotinho em 2023. 

A reunião contou, ainda, com a participação de representantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) e do Comitê de Bacia Hidrográfica do Baixo Paraíba do Sul e Itabapoana.

Na ocasião, foram discutidos problemas hídricos do município levantados pelo Ministério Público e sugeridas ações possíveis para viabilizar melhorias à população. Outras reuniões serão realizadas para que o debate e as ações avancem.

“Nós hoje tivemos uma reunião importante, a pedido do promotor Fabiano Rangel, em que, dentro do nosso Comitê de Segurança Hídrica, discutimos possíveis ações públicas que a gente pode adotar para a proteção dos nossos mananciais, não só do Rio Paraíba, como também das nossas lagoas, e, com isso, trazer a segurança hídrica que a nossa região precisa. Estamos aqui com o apoio de técnicos da Secretaria de Agricultura, técnicos da Subsecretaria de Meio Ambiente, também com o apoio importantíssimo da Uenf, além de várias pessoas que conhecem a região, que conhecem os nossos problemas. E eu gostaria de agradecer ao promotor Fabiano pela participação do Ministério Público, porque é muito importante a gente estar unido agora, no momento em que o Paraíba está ameaçado”, declarou o vice-prefeito.

O promotor de Justiça Fabiano Rangel destacou o trabalho em conjunto. “Eu achei muito importante essa reunião, que advém de um trabalho conjunto, iniciado com o apoio do professor Carlos Rezende, da Uenf, e de outros integrantes da comunidade. E foi importante para trazer à Prefeitura os problemas que a gente está verificando existir no Rio Paraíba do Sul. Existem questões políticas, questões que devem ser levadas à opinião pública e acredito que, depois dessa reunião, a gente vai conseguir trabalhar com a técnica e com o empenho político necessário ao enfrentamento do problema”, explicou.

Também participaram da reunião o secretário municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, Almy Junior; o subsecretário municipal de Meio Ambiente, René Justen; o chefe de gabinete do vice-prefeito Frederico Paes, Marcelo Freire; o assessor especial do gabinete do vice-prefeito, Sérgio Cunha; o professor da Uenf, Carlos Rezende; o diretor administrativo da Comitê do Baixo Paraíba, João Gomes de Siqueira; e representando a Procuradoria, o subprocurador Gabriel Rangel.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS