O setor de Tecnologia da Informação, ligado à Subsecretaria de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia desenvolveu, desde 2021, medidas que estão modernizando e atualizando a internet e os sistemas de informática, não somente das unidades escolares, mas também da própria sede da secretaria. Neste ano, 1.022 chamados foram atendidos em 231 unidades escolares, na sede e nos cinco prédios administrativos operacionais ligados ao órgão.
A modernização da infraestrutura de Tecnologia da Informação com a instalação de novos servidores; e um aumento significativo na banda larga de internet, através de nova licitação, pra todas as unidades são alguns dos objetivos do departamento para o próximo ano. Um estudo técnico preliminar já está em curso para isso.
O subsecretário de Gestão Operacional, Nilo Manhães, destacou outra medida já implantada: o piloto de suporte remoto para manutenção corretiva e resolução de dúvidas. Ele contou que essa ação representou um avanço na qualidade do serviço prestado pela equipe de TI, permitindo um atendimento mais ágil e eficiente às unidades.
“Através desse suporte remoto conseguimos atender, de forma mais rápida, os novos projetos de inclusão digital e ferramentas tecnológicas que utilizam o acesso à internet como meio para contribuir para a melhoria do ensino. Implementamos um sistema de registro de chamados denominado GLPI (Gestionnaire Libre de Parc Informatique), software de código aberto bastante robusto e completo, usado por muitas organizações, inclusive instituições públicas para a equipe de suporte técnico. Ele trouxe uma série de vantagens, impactando diretamente na eficiência do serviço e na satisfação dos usuários, como por exemplo, centralização das informações. Todos os chamados ficam registrados em um único local, facilitando o acesso e a gestão das solicitações e um histórico detalhado, onde cada chamado terá um histórico completo com informações sobre o problema, as ações tomadas, o tempo de resolução e o técnico responsável, entre outras”, explicou Nilo.
Já o Gerente Geral de Tecnologia da Informação, Elissandro Silva Polidoro, acrescentou que este ano também foi marcado por um substancial volume de atividades da equipe de TI. Entre os cerca de mil chamados estão: serviços de suporte remoto às escolas e creches, visitas técnicas presenciais, chamados para reparo no acesso à internet junto à empresa contratada, etc.
“A equipe de TI desempenhou um papel fundamental no suporte à Seduct e à comunidade educacional em 2024. As ações da equipe de TI realizadas contribuíram significativamente para o bom funcionamento das unidades escolares e administrativas. Seguiremos trabalhando para garantir a qualidade dos serviços prestados e aprimorar o atendimento às necessidades da Secretaria Municipal de Educação”, informou Elissandro.
Além disso, o técnico Diego Gomes Campos apresentou outros serviços executados pela equipe de TI da Seduct. Ele citou a reestruturação física dos servidores, como por exemplo, a organização do cabeamento, otimização do espaço físico, melhoria da refrigeração; a implementação de software para inventário de ativos de informática, que trouxe benefícios como o controle de patrimônio; rastreamento de equipamentos, prevenção de perdas; rotinas automatizadas para configuração de microcomputadores, que compreende instalação de softwares; configuração de perfis de usuário; agilidade no atendimento, entre outros.
O técnico também destacou que, para o próximo ano, está prevista a implementação completa do projeto piloto “Active Directory”, que visa fortalecer a segurança no acesso às informações. “Ressaltamos ainda que o sistema de backup das informações já está ativo. As cópias de segurança são armazenadas em microcomputadores dedicados, garantindo a disponibilidade dos dados sempre que necessário. Acreditamos que as ações implementadas pela nossa equipe contribuem significativamente para a otimização dos serviços da Seduct, proporcionando maior eficiência, segurança e agilidade no atendimento às demandas dos servidores”, finalizou Diego.
Fonte: PMCG