Cerca de 40 empresas e startups aceleradas pela Firjan IEL participam da Rodada de Inovação em Macaé

Evento reuniu pequenas e médias empresas para apresentar formas de se implementar inovações em sustentabilidade e indústria 4.0 nos negócios da região

Por Luana Clara

Foto: Divulgação

Cerca de 40 empresas da região e startups aceleradas pela Firjan IEL participaram nesta terça-feira (26), na Firjan SENAI Macaé, da edição Norte Fluminense da Rodada de Inovação. O evento promoveu um encontro entre empresários, gestores e profissionais interessados em inovação como ferramenta para transformar seus negócios, e contou com palestras e sessões de networking.

“O evento foi um sucesso e, por si só, também inovador, no sentido de trazer informações qualificadas e reunir empresas tradicionais e startups. A inovação é também um processo, e todas as empresas precisam estar atentas às novidades para não ficarem para trás. Dessa forma, contribuímos com o desenvolvimento dos negócios e com a geração de empregos”, disse o vice-presidente da Firjan Norte Fluminense, Thieres Rodrigues, que esteve representando o presidente da Regional, Francisco Roberto de Siqueira.

O evento apresentou soluções de startups que já impactam positivamente as operações e a competitividade de empresas diversas nas áreas de sustentabilidade e indústria 4.0. Um exemplo foi a T&D Sustentável, de Macaé, criadora de um sistema e uma metodologia de economia de água. “Precisávamos de eventos como este, que conecta empresas inovadoras e interessadas em inovação. É uma oportunidade de fazermos negócios, trocarmos informações e conhecermos novas oportunidades”, disse Camilo Torquato, CEO da T&D.

A Rodada também apresentou empresas que criaram soluções inovadoras na região, como Arte Cerâmica Sardinha, do empresário Rodolfo Gama, pioneira na instalação de placas solares que hoje utiliza a argila também na fabricação de cosméticos. “Hoje Campos é a segunda cidade do estado que mais gera energia solar, então acho que contribuímos para que isso se tornasse realidade. A inovação tem esse poder de se irradiar e contribuir com a qualidade de vida e a melhoria do ambiente de negócios”, destacou Rodolfo.

O evento contou ainda com uma apresentação de soluções inovadoras pelas startups do Conecta Lab, a fim dos participantes conhecerem as inovações que podem impactar seus setores. As startups também puderam visitar, no dia anterior, a SLB, uma das maiores empresas prestadoras de serviços de petróleo do mundo, com sede em Macaé. “Este projeto visa conectar startups que já têm soluções prontas com as indústrias do Rio de Janeiro, em busca de maior competitividade. Na visita à SLB, por exemplo, as startups puderam conhecer diretamente as plantas e, assim, identificar novas oportunidades”, explicou Marcos Oliveira, especialista em Ambientes de Inovação da Firjan.

Fonte: Firjan

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS