Com a finalidade de ampliar o controle sobre a qualidade dos serviços, o Centro de Controle Operacional (CCO) de Campos dos Goytacazes, em funcionamento no Partage Shopping, iniciou os primeiros testes de fiscalização dos serviços de transporte público com o uso de câmeras de monitoramento. Campos já conta com 240 câmeras instaladas em vários pontos. Mais 200 serão implantadas em pontos estratégicos e, somadas às 116 câmeras anexas aos semáforos inteligentes, comporão todo o sistema de monitoramento.
Recentemente, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) instalou placas informativas sobre fiscalização por videomonitoramento no trânsito de Campos. Estas placas foram colocadas em áreas onde há câmeras de monitoramento. De acordo com o presidente IMTT, Nelson Godá, trata-se de um passo importante com o uso da tecnologia a favor da população.
“Em breve, será iniciada a fiscalização de trânsito por meio de videomonitoramento, em conformidade com a Resolução do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), de número 909, de 28 de março de 2022, que regulamenta a aplicação desta tecnologia para garantir maior segurança e eficácia na gestão do trânsito”, explicou.
Segundo Nelson, o CCO será mais um equipamento para ampliar o transporte do município, haja vista a renovação de todo o sistema de transporte do município previsto para o próximo ano. Serão adquiridos 354 veículos, sendo 106 ônibus elétricos e 248 ônibus Euro 6. O município foi contemplado este ano pelo Novo PAC Seleções, do Governo Federal, com um recurso na ordem de R$ 540 milhões.
Fonte: Ascom Campos