A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, por meio do Departamento de Proteção Social Especial, realizou nessa quinta-feira (28) mais uma reunião descentralizada de coordenação dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). O encontro aconteceu na unidade da Penha, com os coordenadores dos 15 CRAS do município, além da equipe técnica do Cadastro Único.
As reuniões, que aconteciam na sede da SMDHS, passaram a ser descentralizadas, com o objetivo de aproximar as equipes. Segundo a diretora de Proteção Social Básica, Paloma Campos, o encontro dentro dos CRAS proporciona uma troca mais humanizada entre as coordenadoras.
“Essa reunião acontece há anos, sempre às quintas-feiras de manhã. É uma reunião em que as coordenadoras das 15 unidades se encontram para traçar planos, metas, alinhar os serviços e trabalhos, em busca de alcançar de forma mais efetiva os nossos objetivos. Nossa ideia de sair da sede da secretaria e fazer os encontros nos CRAS é para proporcionar uma experiência mais imersiva, onde os coordenadores possam explorar e conhecer o dia a dia das outras unidades”, explicou Paloma.
Atualmente, Campos conta com 15 unidades de CRAS, sendo elas: Chatuba, Goitacazes, Farol, Parque Guarus, Jóquei, Matadouro, Morro do Coco, Penha, Ururaí, Travessão, Esplanada, Custodópolis, Praça Céu, Codin e Jardim Carioca. O equipamento é caracterizado como a porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e visa garantir a Proteção Social para pessoas em situação de vulnerabilidade, com a oferta de atendimentos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Criança Feliz, Cadastro Único/Bolsa Família, entre outros.
Fonte: PMCG