O prefeito de Campos dos Goytacazes (RJ), Wladimir Garotinho (PP), anunciou a liberação do tráfego de caminhões em vias urbanas nesta sexta-feira (29). A decisão ocorre após o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) se comprometer a arcar com eventuais danos causados nas ruas do município devido ao aumento do tráfego.
A mudança reverte uma decisão anterior da prefeitura, que havia proibido a circulação de veículos pesados dentro da cidade. O recuo foi necessário por conta da interdição da Estrada dos Ceramistas (RJ-238), fechada pelo DER-RJ na quinta-feira (28) para obras de reconstrução.
Com o fechamento inesperado da Estrada dos Ceramistas, caminhoneiros ficaram sem rota para chegar ao Porto do Açu. Para resolver o problema, a prefeitura liberou o tráfego em vias como a Avenida Arthur Bernardes, que agora servirá como rota alternativa.
O DER-RJ informou que as obras na Estrada dos Ceramistas devem durar cerca de três meses. O investimento de R$ 57,9 milhões inclui a reconstrução completa do trecho entre a BR-101 e a Estrada do Carvão. Segundo o departamento, o fechamento total da rodovia é necessário para garantir a qualidade do novo asfalto.