O município de Quissamã conquistou Ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que reconhece boas práticas na garantia do direito à alfabetização. A conquista é fruto do trabalho realizado na rede municipal de educação nos anos de 2023 e 2024 e que está de acordo com as estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).
A premiação, que avalia políticas públicas, formação de educadores e iniciativas de recomposição de aprendizagem, coloca Quissamã como referência nacional em educação básica.
“Esse reconhecimento reflete o comprometimento de toda a nossa rede de ensino e a prioridade que damos à educação como base do desenvolvimento social. Investimos na formação de professores, na aquisição de materiais didáticos inovadores e na criação de um ambiente de aprendizagem acolhedor. Mais uma grande conquista para Quissamã”, celebrou a prefeita Fátima Pacheco.
A secretária de Educação, Helena Lima, destacou o papel das equipes pedagógicas no alcance do selo.
“Nossos profissionais trabalharam intensamente para superar os desafios impostos pela pandemia, utilizando metodologias inovadoras e materiais alinhados às diretrizes do MEC. Esse é o resultado de uma gestão integrada e dedicada à educação de qualidade”, frisou Helena.
O Selo Ouro é um incentivo de reconhecimento e continuidade de práticas que reduzam desigualdades e assegurem o pleno desenvolvimento das crianças. A cerimônia oficial de entrega será realizada em Brasília, em data ainda a ser definida.
Este é mais um grande reconhecimento da educação na rede pública municipal de Quissamã neste ano. Recentemente, o município foi selecionado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) na pesquisa “Políticas e estratégias de recomposição da aprendizagem escolar: mapeamento de boas práticas”, realizada a pedido da UNESCO. Em todo país, foram selecionados 20 municípios e no estado do Rio, apenas Quissamã e a Capital.
Fonte: Ascom Quissamã