Os três alunos da Escola Municipal Cláudia Almeida Pinto de Oliveira, de Farol de São Tomé, medalhistas na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), foram ao Rio de Janeiro no último sábado (7), receber as medalhadas de ouro, prata e bronze conquistadas durante o campeonato. A cerimônia aconteceu no Colégio Pedro II, Tijuca (RJ). Os alunos premiados foram Pedro Lukas Santos Dutra (ouro); Yasmin Pereira de Souza (prata); e Ana Clara Quintanilha Viana (bronze), todos do 7º ano de escolaridade.
A gestora da unidade, Cláudia Maria dos Santos Souza Barreto, acompanhou o grupo e disse que os estudantes do 7º ano fizeram história nas três categorias. “Foi um dia muito emocionante para as crianças, para escola e para a educadora Andressa Batista. Parabéns por mais essa conquista! Quando a gente encontra uma Secretaria de Educação que incentiva ainda mais a luta nas escolas periféricas, nas unidades que se encontram na Baixada, o resultado não teria como ser outro. Estou muito satisfeita, tanto com o apoio que a gente vem recebendo do pessoal das mídias digitais, quanto com os recursos e o incentivo à ciência. O que fazemos aqui é estimular o sonho e usar a Educação para realizá-lo. Eles são capazes de ir muito longe. A gente só estimula através da ciência, da educação, do zelo e do cuidado”, afirmou a diretora.
A professora de ciências, Andressa Batista, explicou que a primeira participação da escola na Olimpíada Nacional de Ciências foi no ano passado e, apesar de não terem conquistado medalhas naquela ocasião, ela conseguiu disseminar a cultura olímpica entre os alunos.
“Esse ano, os próprios alunos me procuravam para saber quando seria, pois queriam participar. Essa empolgação resultou em três medalhas nas três modalidades. Um orgulho para nossa escola e para nosso município! Essas olimpíadas são formas de estimular os alunos a aplicarem o conhecimento fora das salas de aula. Espero que no próximo ano mais professores inscrevam alunos da rede pública municipal de Campos, para que medalhas como essas sejam colecionadas por nossos estudantes”, afirmou Andressa.
Pedro Lukas relatou sua emoção: “A medalha de ouro da Olimpíada Nacional de Ciências é minha maior conquista até agora. Para mim, não é apenas um reconhecimento, mas também um incentivo para continuar estudando, explorando o mundo ao meu redor e, quem sabe, contribuir para a ciência no futuro!?”, disse o medalhista ouro.
A ONC integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), Instituto Butantan, Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.
Outros prêmios – A Escola Cláudia Almeida também conquistou, este ano, a medalha de bronze na Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), uma iniciativa anual e aberta a participantes de todos os estados brasileiros. O evento é destinado a estudantes do 8º e do 9º ano das redes pública e particular. E, ainda, a escola foi premiada na I Mostra de Robótica das Escolas Municipais, que aconteceu simultaneamente à XI Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Jardim São Benedito, no mês passado.
Recentemente, alunos do 6º e do 7º ano da unidade escolar viajaram à Pernambuco onde representaram o Estado do Rio de Janeiro na Feira Nacional Ciência Jovem. Foi a primeira vez que uma escola municipal de Campos alcançou esse objetivo.
Fonte: PMCG