Tem início nesta sexta-feira (20), a partir das 18h, a II Conferência Municipal do Meio Ambiente, que vai acontecer no Centro Universitário Fluminense (Uniflu) – Campus I, localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 53-1, Centro. Cerca de 150 pessoas se inscreveram para participar da conferência, que irá discutir temas relacionados a soluções para a crise climática. O evento é uma realização da Prefeitura de Campos dos Goytacazes por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Mobilidade e Meio Ambiente.
O evento, que é alinhado à 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ª CNMA), terá como tema central “Emergência climática: o desafio da transformação ecológica”. A Conferência Municipal acontece em cumprimento à Portaria nº 1.079, de 10 de junho de 2024, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), e reunirá especialistas, autoridades, sociedade civil e interessados em discutir soluções e propostas para enfrentar os desafios da crise climática.
Após a abertura oficial, haverá a palestra com Arthur Soffiati, que tem experiência na área de História Social, com ênfase em História Ambiental. Autor de vários livros voltados à questão ambiental, Soffiati vai falar sobre a questão ambiental em Campos e região pela perspectiva histórica.
A conferência segue até sábado (21) quando vão ser feitos grupos de trabalhos divididos por eixo temático. O evento tem o apoio da concessionária Águas do Paraíba, empresa Corbion e Uniflu.
Fonte: Ascom Campos