A Prefeitura de Campos dos Goytacazes justificou o uso de spray de pimenta, pela Guarda Civil Municipal (GCM), contra um grupo de pessoas que estavam no trio elétrico na praia do Farol de São Tomé, neste domingo (5).
Em nota enviada ao jornalismo da Band FM Campos, a prefeitura informou que “ao final da passagem do trio elétrico, um grupo específico se infiltrou aos demais componentes que estavam dançando e, de forma perigosa, começou a lançar copos e garrafas para cima e em direção à Guarda Civil Municipal que atuava no local”.
A prefeitura de Campos informou ainda que para evitar uma confusão generalizada, foi necessário o uso do spray de pimenta. Segundo o governo municipal, a GCM utiliza um equipamento que é um jato direcional, não expansivo e que não contamina o ambiente.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas que foram atingidas pelo gás se queixando de estarem passando mal e reclamando da ação dos agentes da GCM. Por outro lado, os vídeos também mostram alguns guardas municipais socorrendo e prestando assistência aos atingidos pelo spray.