Nível de água do Rio Paraíba é fiscalizado pela Defesa Civil de Campos

Segundo o CEMOD, após o aumento do nível de água por conta das chuvas nos últimos dias, o volume começa a cair nesta segunda-feira

Por Rodolfo Augusto

Foto: César Ferreira

A prefeitura de Campos informou, nesta segunda-feira, (6), a queda do nível de água do Rio Paraíba do Sul nas primeiras horas do dia, após a elevação causada pelas chuvas dos últimos dias. O monitoramento está sendo efetuado pelo Centro de Monitoramento de Desastres (CEMOD). Após chegar a uma cota de 8,51 metros às 23h15 do domingo (5), a cota apurada hoje ás 13h15 foi de 8,20 metros. É importante enfatizar que a cota de transbordo é 10,40 metros.

De acordo com o CEMOD, esta queda era esperada e ocorre após considerável elevação do Rio Paraíba nos primeiros dias do ano, devido às precipitações decorridas da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que atuou em toda sua bacia no fim de 2024, e em razão das chuvas convectivas, também conhecida como chuva de verão, que aconteceram no último fim de semana.

As estações pluviométricas que registraram maior volume de chuva neste fim de semana foram Lagoa de Cima, com 42,4 mm (sendo 32 mm no sábado e 10,4 mm no domingo); Morro do Coco com 40,8 mm (sendo 24,6 mm no sábado e 16,2 mm no domingo); Parque Cidade Luz com 39,4 mm (22,8 mm no sábado e 16,6 mm no domingo); e Ponte Barcelos Martins com 36,2 mm (18,6 mm no sábado e 17,6 mm no domingo).

Durante o fim de semana, as equipes da Secretaria de Defesa Civil prestaram atendimento às famílias atingidas pelas fortes chuvas. No domingo, estiveram na localidade de Santo Eduardo, Serrinha e Conceição do Imbé. A Defesa Civil fez avaliação de imóveis em situação de risco, dentre outras coberturas, e outras secretarias, como a de Agricultura, Pecuária e Pesca e a de Desenvolvimento Humano e Social, atuaram na desobstrução de estradas, limpeza de córregos e com ações sociais.

Na localidade de Serrinha, a Defesa Civil e a Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social realizaram atendimento a 50 famílias, com entrega de água mineral, assim como em Conceição do Imbé, onde foram realizados atendimentos a 35 famílias. Em Santo Eduardo três ocorrências foram registradas por alagamentos, e um deslizamento de terra, no trecho da Ponte Itabapoana.

Já em Lagoa de Cima, houve queda de poste de energia, além de duas quedas de árvores. Em Ururaí as equipes realizaram a remoção de uma família de área de risco. As equipes de Defesa Civil também realizaram transporte de combustível para o Hospital São José, com 60 litros de óleo diesel para abastecimento do gerador de energia.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS