Guia do Carioca 2025: tudo sobre o campeonato que começa neste sábado

Veja como os 12 clubes iniciam a briga pelo título da tradicional competição estadual

Por Rodolfo Augusto

Foto: Infoesporte

O Campeonato Carioca 2025 começa a ser disputado neste sábado. A edição deste ano terá, pela quinta vez consecutiva, o mesmo regulamento. Os times se enfrentam em turno único, com todas as equipes jogando 11 partidas – os quatro mais bem classificados passam para as semifinais da competição, e o primeiro colocado da fase de classificação é consagrado como campeão da Taça Guanabara.

Atual campeão e maior vencedor da história do Carioca, o Flamengo tem como maior novidade no momento a mudança de gestão, depois de Luiz Eduardo Baptista, o Bap, vencer a eleição para presidente do clube para o próximo triênio. Ele contratou o português José Boto para o cargo de diretor esportivo. Sob o comando do técnico Filipe Luís, que assumiu o lugar de Tite na reta final da temporada, o time terminou 2024 em alta com a conquista da Copa do Brasil, depois de um ano conturbado.

Também em grande momento, o Botafogo chega para a disputa do Carioca com as credenciais de atual campeão do Brasileiro e da Libertadores. No entanto, o time perdeu peças importantes para o começo da temporada, com a saída do técnico Artur Jorge – John Textor ainda busca um substituto – Thiago Almada e Luiz Henrique, dois pilares do elenco. Mesmo assim, entra como candidato a encerrar uma sequência de duas edições sem sequer se classificar para a semifinal da competição. O último título foi em 2018.

Depois de um ano de frustação com a briga contra o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Fluminense tenta se reerguer. Neste começo de temporada, foi quem mais contratou entre os quatro principais clubes do Rio de Janeiro, mas sem nomes de impacto até o momento. O técnico Mano Menezes renovou seu contrato. Campeão em 2022 e 2023, ficou fora da final do ano passado ao ser eliminado pelo campeão Flamengo na semifinal. Agora, tenta voltar a brigar pelo título.

De técnico novo, com a chegada de Fábio Carille, o Vasco vai de novo tentar quebrar o maior jejum de títulos entre os quatro principais clubes do Rio de Janeiro. O último foi o Campeonato Carioca de 2016. Ainda com dificuldades financeiras e em busca de um novo comprador depois do rompimento com a 777 Partners, o trabalho de Pedrinho segue sendo encontrar um caminho. E 2025 será mais uma ano de tentativa de transformação sob o comando, no campo, de Coutinho, Payet e Vegetti.

Os times participantes

  • Bangu, Boavista, Botafogo, Flamengo, Fluminense, Madureira, Maricá, Nova Iguaçu, Portuguesa, Sampaio Corrêa, Vasco e Volta Redonda.

A primeira rodada do Carioca 2025

  • Sábado (11/1) – 16h30 – Nova Iguaçu x Vasco, São Januário
  • Sábado (11/1) – 16h – Botafogo x Maricá, Nilton Santos
  • Sábado (11/1) – 19h – Bangu x Portuguesa, Moça Bonita
  • Domingo (12/1) – 16h Flamengo x Boavista, Baptistão (Sergipe)
  • Domingo (12/1) – 16h – Madureira x Volta Redonda, Conselheiro Galvão
  • Domingo (12/1) – 19h – Fluminense x Sampaio Corrêa, Moça Bonita

Regulamento

O Campeonato Carioca será disputado entre janeiro e março, com formato dividido em primeiro turno (Taça Guanabara), semifinal e final. Os 12 clubes jogam entre si, e os quatro melhores vão para as semifinais da competição.

A semifinal será disputada em dois jogos, nos confrontos entre o 1º e o 4º colocados, o 2º e o 3º colocados – com vantagem do empate do time de melhor campanha. A final será em duas partidas, sem vantagem para nenhuma das equipes. O campeão carioca de 2025 será conhecido no dia 9 de março.

Os quatro clubes classificados entre o 5º e o 8º lugares ao fim das 11 rodadas da Taça Guanabara jogarão as semifinais da Taça Rio, que não têm qualquer ligação com as finais do Campeonato Carioca. Apenas o último colocado será rebaixado.

Inscrição de jogadores

Os clubes podem inscrever novos jogadores até o penúltimo dia útil que anteceder a semifinal do Campeonato Carioca.

Para a primeira partida da Taça Guanabara e os demais jogos do campeonato, o regulamento diz o seguinte:

“Para a primeira partida da Taça Guanabara somente poderão participar os atletas inscritos até o 5º dia útil que anteceder o início do campeonato e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida;

Para cada uma das demais partidas do campeonato somente poderão participar os atletas inscritos até o penúltimo dia útil que anteceder o início da respectiva rodada e cujo registro conste no BIRA, sem pendências, até o último dia útil que anteceder a respectiva partida”.

Fonte: GE

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS