Apoio do Governo do Estado ajuda vítimas de alagamento em Guaxindiba 

Uma das principais iniciativas foi a disponibilização de uma escavadeira anfíbia para ajudar na limpeza do Rio Guaxindiba e canais

Por Rodolfo Augusto

Foto: Ascom SFI

São Francisco de Itabapoana vem recebendo um apoio essencial do Governo do Estado no atendimento às vítimas dos alagamentos que ocorreram em Guaxindiba na semana passada. Durante uma reunião com o superintendente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) na região, Leonardo Barreto, foram discutidas ações concretas para minimizar os impactos das chuvas fortes que atingiram a localidade. Uma das principais iniciativas foi a disponibilização de uma escavadeira anfíbia para ajudar na limpeza do Rio Guaxindiba e canais.

De acordo com Barreto, o objetivo da ação é garantir que o rio tenha seu fluxo desobstruído, permitindo o escoamento mais rápido das águas e evitando novos alagamentos, especialmente nas áreas mais críticas da região. A máquina, que tem capacidade de operar tanto em terra quanto na água, será fundamental para a remoção de detritos e lixos que dificultam o curso das águas no rio. A limpeza do rio também terá impacto positivo na RJ-232, principal via de acesso entre São Francisco de Itabapoana e Guaxindiba.

A prefeita Yara Cinthia, que tem acompanhado de perto os trabalhos, informou que as ações continuam na Ilha do Mineiros, local mais afetado pelos alagamentos.

´´A população de Guaxindiba, vem enfrentado momentos difíceis devido aos alagamentos, mas os moradores podem ter certeza que, tudo que for possível, nós faremos. As ações seguem e em breve vamos superar os desafios impostos pelas chuvas´´, garantiu.

Segundo a prefeita, o apoio reforça a importância de uma resposta rápida e eficaz para minimizar os danos provocados por fenômenos naturais. Além das máquinas, o Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Civil enviou para São Francisco dois caminhões com cestas básicas, além de kits de higiene pessoal, limpeza e colchões.

Fonte: Ascom SFI

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS