Grussaí terá caminhada de filhotes de tartarugas marinhas na próxima semana

Estão abertas no site reservacaruara.com.br as inscrições para os interessados em participar da caminhada de filhotes de tartarugas marinhas

Por Rodolfo Augusto

Foto: SECOM

Estão abertas no site reservacaruara.com.br as inscrições para os interessados em participar da caminhada de filhotes de tartarugas marinhas que acontecerá na praia de Grussaí, na próxima quinta-feira, 23, às 9h, em frente ao Polo Gastronômico.

A ação de conscientização ambiental é uma realização da Reserva Caruara, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos e da Guarda Ambiental Municipal.

Em 16 anos de Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas, já são mais de um 1,3 milhão de filhotes somados. Com 1.186 ninhos identificados e cerca de 9.473 filhotes com nascimento registrado até dezembro. Além de identificar, proteger e monitorar cada ninho, o programa, coordenado pela Reserva Caruara, também organiza as caminhadas de filhotes abertas ao público, como parte de suas ações de conscientização. Durante o mês de janeiro, o público também pode participar da atividade que acontece às sextas, às 16h, e aos sábados, às 9h, em Iquipari, em frente ao Centro de Visitantes da Reserva Caruara, na Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas.

Para a preservação desse berçário natural das tartarugas marinhas é fundamental que a população entenda a importância de não transitar com veículos na faixa de areia, não colocando em risco os ninhos e nem os filhotes.

Outra medida essencial é contribuir com a limpeza das praias efetuando o descarte correto dos resíduos.

“Com o intuito de reforçar o compromisso com a proteção desse ecossistema único, a nossa Secretaria de Meio Ambiente criou a Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas e Restingas, onde, em conjunto com a Reserva Caruara, estamos desenvolvendo ações integradas que asseguram a conservação da biodiversidade local e fortalecem a conscientização ambiental”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente, Marcela Toledo.

Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas – O PMTM é desenvolvido pela Porto do Açu Operações, em parceria com a Fundação Projeto Tamar e as empresas Ferroport, Vast e GNA, com coordenação da Reserva Caruara. Desde 2008, o PMTM monitora 62 km de faixa de areia, desde o pontal de Atafona, em São João da Barra, até a Barra do Furado, em Campos. A região é área prioritária de desova da espécie Caretta caretta, conhecida como cabeçuda, ameaçada de extinção.

O período de desovas vai de setembro a março. Por isso, quem frequenta as praias da região já consegue ver as estacas usadas pelos monitores do programa para identificação e controle dos ninhos.

Fonte: SECOM

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS