Prefeitura de São Francisco de Itabapoana explica novas regras para o CadÚnico

As novas orientações entram em vigor no mês de março

Por Rodolfo Augusto

Fonte: Ascom SFI

A Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Humano (SMTDH) divulgou as novas orientações sobre o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome, que entrarão em vigor no mês de março.

Segundo a coordenadora do CadÚnico e do Programa Bolsa Família (PBF) em São Francisco de Itabapoana, Ludimila Manhães, será obrigatória, no ato do cadastramento, a disponibilização de um número de telefone, que poderá ser um número para recado (de algum familiar ou vizinho). Também será necessário que todos os membros da família cadastrada tenham CPF.

O CadÚnico é o cadastro que registra e permite ao governo federal saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda no Brasil. A família inscrita pode participar de vários programas sociais, como Programa Bolsa Família, Programa Pé de Meia e Programa Dignidade Menstrual. Cada programa tem seus critérios próprios, mas o primeiro passo é ter o cadastro e mantê-lo sempre atualizado. Para cadastramento, os usuários realizam a entrevista social num Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Para outros esclarecimentos, dúvidas e denúncias de recebimento indevido, a população deve entrar em contato com a Coordenação do Cadastro Único e Programa de Bolsa Família, pelo telefone (22) 99798-7201, que também recebe mensagens no Whatsapp.

Fonte: Ascom SFI

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS