Nesta sexta-feira, 24, os agentes de combate às endemias do Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ) de São João da Barra se mobilizam para o segundo mutirão de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da Dengue, Zika e Chikungunya. As visitas do “NCZ em Ação” vão ser em residências e estabelecimentos comerciais em Grussaí (Figueira), Sabonete, Açu e no distrito de Barcelos.
“É importante que moradores e comerciantes colaborem facilitando a entrada dos agentes que vão buscar possíveis focos do mosquito e realizar o trabalho de eliminação e controle. É necessário que estejamos todos engajados nessa ação preventiva, ainda mais com o retorno do Sorotipo 3 da Dengue (DENV3) no país, o que não era registrado desde 2008, e para o qual as pessoas estão imunologicamente menos protegidas”, alerta Matheus Moreira, diretor do NCZ.
O primeiro mutirão contra a Dengue deste verão foi realizado na última sexta-feira, 17, com um total de 844 imóveis visitados nas localidades de Vila Esperança em Atafona, no outro lado da Lagoa de Grussaí e na Sede. Foram colhidas oito amostras com possíveis focos, já encaminhadas para análise. As visitas dos mutirões ocorrem sempre entre 8:30 e 14:00, quando há maior possibilidade de os agentes encontrarem os moradores em casa.
Em sua maioria, os sete mutirões até o final de fevereiro estão sendo realizados às sextas-feiras. Após este do dia 24, o terceiro será na sexta-feira dia 31, quando serão visitados os bairros da Sede, Nova Grussaí e Santa Rita- Carrapicho em Atafona, além da Lagoa, em Grussaí, fechando os trabalhos do mês de janeiro.
Fonte: SECOM SJB