Com 19.832 quedas de raios registradas, Campos dos Goytacazes foi a cidade mais atingida por descargas elétricas atmosféricas no ano de 2024 na área de concessão da Enel Rio. A empresa contabilizou no ano passado, por meio do seu Sistema de Monitoramento e Alerta, um total de 178.536 raios em todos os 66 municípios em que atua no estado.
Depois de Campos, aparecem como os município mais atingidos no período Resende (11.849), Cachoeiras de Macacu (10.846), Silva Jardim (10.034) e Macaé (6.360). No ranking nacional, o Rio de Janeiro ocupa a 12ª posição entre os estados mais atingidos por esse tipo de ocorrência. Na primeira quinzena de janeiro de 2025, ainda de acordo com o Sistema de Monitoramento e Alerta da distribuidora, mais de 33.428 raios já foram registrados em toda a área de concessão da empresa.
O Sistema de Monitoramento e Alerta da Enel Rio auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, como chuvas, ventos fortes, queimadas, raios e descargas atmosféricas. Em parceria com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) e o Climatempo, a distribuidora é capaz de se antecipar e se preparar para eventos climáticos extremos, minimizando assim os impactos na rede elétrica.