Bruno Henrique faz jus à fama de “Rei dos Clássicos” e se eterniza no Flamengo

Atacante é o grande personagem do título da Supercopa Rei contra o Botafogo e se torna o maior vencedor da história do clube

Por Rodolfo Augusto

Foto: Reprodução

O título da Supercopa isolou Bruno Henrique e Arrascaeta como os maiores vencedores da história do Flamengo. São 14 títulos – superando Zico, Júnior e Gabigol, com 13. Hoje é dia de falar de Bruno Henrique. Ele foi o personagem da vitória rubro-negra em cima do Botafogo, por 3 a 1, no Mangueirão, em Belém.

Poucos jogadores construíram uma relação tão vitoriosa com um clube como BH construiu no Flamengo desde 2019. E vamos além: poucos jogadores são tão identificados com o Rubro-Negro como Bruno Henrique. As comemorações dos dois gols contra o Botafogo são o retrato disso.

Ele é o principal nome do ataque rubro-negro e, por vezes, se mostra versátil atuando tanto como 9 como pelo lado do campo. Foi numa dessas que invadiu a área aos nove minutos do primeiro tempo e sofreu o pênalti. Pediu para bater. Quase parou na mão de John, mas converteu. 1×0.

A comemoração foi uma explosão no Mangueirão. BH correu para a lateral do campo perto da bandeirinha de escanteio e explodiu com a torcida rubro-negra. Escorregou. Se levantou. Gritou enquanto a mão segurava a camisa e acenava para torcedores da arquibancada. A sensação que dá olhando de perto é que Bruno Henrique é mais um deles.

O segundo gol só reforçou a sensação e evidenciou a identificação: torcedor-BH e BH-torcedor. Um golaço. Michael achou Bruno Henrique na entrada da área. O camisa 27 acertou um lindo chute de direita no ângulo de John. A comemoração foi quase um replay: correu para a torcida e vibrou quase arrancando a camisa. 2×0.

Supercopa “Rei”

O desempenho de Bruno Henrique em finais pelo Flamengo ajuda a ilustrar a importância do atacante em jogos decisivos desde a sua chegar ao clube. Em 19 partidas finais com a camisa rubro-negra, Bruno Henrique marcou nove gols e ainda deu duas assistências. São 11 participações em gols em confrontos decisivos.

E os números são mais impressionantes na Supercopa do Brasil. Foram quatro disputas, com dois títulos conquistados e outros dois vices. Em todos os jogos, Bruno Henrique marcou ou teve participação direta em gols.

  • Supercopa do Brasil 2020: gol
  • Supercopa do Brasil 2021: assistência
  • Supercopa do Brasil 2022: gol
  • Supercopa do Brasil 2025: dois gols

O Rei dos Clássicos

Mas entre gols e títulos, Bruno Henrique ficou marcado pelo reinado em jogos finais e contra rivais do Rio de Janeiro. Azar do Botafogo, que sofreu sete gols do atacante desde a sua chegada ao Flamengo, em 2019. Bruno Henrique soma 19 gols em 49 clássicos pelo Flamengo.

Apesar dos bons números contra o Botafogo, a vítima predileta é o Vasco, que sofreu oito gols. Contra o Fluminense, foram quatro bolas na rede. A estreia de Bruno Henrique pelo Flamengo foi justamente contra o Botafogo, quando marcou dois gols e conduziu a virada no Carioca, em 2019. Seis anos depois, novamente dois gols marcados e a fama de “Rei dos Clássicos” consolidada.

Desde 2019 no Flamengo, Bruno Henrique soma 282 jogos, 97 gols e 52 assistências. O atacante conquistou 14 títulos: duas Libertadores (2019 e 2022), dois Brasileiros (2019 e 2020), duas Copas do Brasil (2022 e 2024), três Supercopas (2020, 2021 e 2025), quatro Cariocas (2019, 2020, 2021 e 2024) e uma Recopa (2020).

Fonte: GE

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS