Após 40 anos de espera, a Ponte da Integração foi inaugurada nesta quarta-feira (12), marcando um novo capítulo para a economia e infraestrutura do Norte e Noroeste do estado. A nova estrutura, que conecta os municípios de São João da Barra, São Francisco de Itabapoana e Campos dos Goytacazes, facilitará o escoamento da produção rural, impulsionará o turismo e atrairá novos empreendimentos, beneficiando cerca de um milhão de pessoas.
Com um investimento de R$ 291 milhões do Governo do Estado, a ponte conta com 1.344 metros de comprimento, 16,2 metros de largura e 34 vãos. A estrutura foi projetada para suportar mais de 2.300 veículos por dia e inclui pista simples em mão dupla, acostamento, passagem para pedestres e ciclistas, além de 35 postes com iluminação em LED.
A construção, iniciada em 2014, passou por diversas paralisações e só foi retomada definitivamente em fevereiro de 2022, por determinação do governador Cláudio Castro. Agora, o projeto finalmente se torna realidade, representando um avanço significativo para a infraestrutura regional.
O acesso sul da ponte, que liga à BR-356, já está pavimentado. O segundo acesso, que fará a ligação com as rodovias RJs 194 e 196, deve ser totalmente asfaltado até abril de 2025. Desde dezembro, o DER já realiza obras nessas rodovias, incluindo drenagem, pavimentação e sinalização, garantindo melhores condições de tráfego para motoristas e caminhoneiros.