Foi iniciado, nesta segunda-feira (24), o Mutirão de Atualização do Cadastro Único voltado para beneficiários do programa Cartão Goitacá. A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social, está convocando cerca de 2.600 famílias assistidas para atualizarem seus cadastros. A ação acontece na Vila Olímpica Lulu Beda, no Jardim Carioca, sempre a partir das 9h, até quinta-feira (27). A lista completa com o nome dos convocados pode ser conferida AQUI.
Por dia, a previsão é de que 600 pessoas sejam atendidas pelo Mutirão. De acordo com o secretário municipal de Desenvolvimento Humano e Social, Rodrigo Carvalho, a ação foi convocada para evitar que famílias atendidas pelo Cartão Goitacá tenham o benefício bloqueado ou suspenso, já que a inscrição no CadÚnico bem como a atualização da base de dados são critérios para permanência no programa.
“É necessário que as pessoas estejam atentas ao chamado que foi divulgado nos veículos oficiais, porque sem a atualização cadastral desses dados, infelizmente, o benefício pode ser suspenso, porque presumimos que a pessoa não está mais no perfil para ter o benefício. A partir disso, ele pode ser suspenso, bloqueado e, posteriormente, cancelado. Não deixem de vir, porque é uma condição para continuar no programa, mas só aquelas que foram convocadas”, falou o secretário.
Moradora em Ururaí, Karla Vitória Rosa Gomes foi com a filha recém-nascida, atualizar os dados e elogiou o atendimento recebido neste primeiro dia de Mutirão. “No meu caso, o CadÚnico já tinha passado do prazo para atualizar, então eu recebi a convocação e vim para resolver, porque, neste momento, o Cartão Goitacá ajuda bastante. O atendimento foi muito rápido e consegui atualizar”, disse a dona de casa.
Cartão Goitacá é benefício de transferência de renda no valor de R$ 200 mensais a famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, são 20 mil famílias beneficiadas. De acordo com a coordenadora de Programas de Transferência de Renda da Prefeitura, Marcélia Cardoso, mensalmente são feitos cruzamentos de dados para verificar se os beneficiários, que precisam estar inscritos no Cadastro Único do Governo Federal, ainda atendem aos critérios do programa.
“É importante que as pessoas saibam que hoje, em Campos, principalmente no que diz respeito à nossa transferência de renda municipal, que é o Cartão Goitacá, ela não funciona sem o Cadastro Único. Tanto que para a pessoa ser inserida no programa, ela tem que estar no Cadastro Único, tem que ter o número de NIS e sua renda per capita tem de ser R$ 218. Existe esse processo de averiguação, que é um processo que é anual para o cartão Goitacá e a cada dois anos para o Cadastro Único. As famílias precisam estar atentas a esse período, indo ao CRAS todos os anos para atualizar o seu cadastro, para fazer a avaliação e reavaliação do Cartão Goitacá”, disse.
Para ser atendido, o titular do Cartão Goitacá deve ficar atento às documentações necessárias, que são as mesmas para o atendimento de atualização comum do Cadastro Único. A ação acontece através de senha, que é entregue aos titulares do CadÚnico entre público comum e prioridade.
“O Cadastro Único é uma base nacional que serve para muitos programas sociais nas três esferas. Ele serve para programas sociais a nível municipal, estadual e a nível federal. Quem está inscrito no Cadastro Único, de maneira nenhuma, pode se esquecer do compromisso que ela tem de atualizar essa base. Devem ser informadas alterações como escola, endereço, composição familiar, renda, entre outras. A ação está acontecendo hoje na maior tranquilidade e vai até quinta-feira”, disse a coordenadora da Gestão do Cadastro Único em Campos, Kamilla Oliveira.
AGENDAMENTO SUSPENSO – Em função do Mutirão entre os dias 24 e 27 de fevereiro não haverá abertura de agendamento para atualização do Cadastro Único. Além disso, entre os dias 28 de fevereiro e 14 de março, o atendimento ficará indisponível para a transição de sistema do CadÚnico, que se tornará, a partir de março, uma plataforma online de interligação de diferentes bases de dados do Governo Federal. Neste período (28 de fevereiro a 14 de março), os profissionais que atuam no CadÚnico passarão por capacitações. A abertura do agendamento para inclusão e atualização do CadÚnico será retomada no dia 14 de março, a partir das 9h, através do site.
Fonte: Ascom Campos