O bloco “Os Indianos”, fundado em São João do da Barra no ano de 1930, vai levar para a Avenida do Samba, neste Carnaval 2025, o tema: “A devoção da índia tupinambá Catarina Paraguaçu (1503 – 1583)”. O desfile acontece na segunda-feira, 3, às 21h, ao som da tradicional marcha-rancho do bloco. No barracão, os trabalhos foram iniciados em setembro de 2024. A diretoria estima que 95% dos carros alegóricos e fantasias já estão concluídos e acredita que tudo estará finalizado até o início da folia.
Cerca de 350 componentes participarão do desfile. O carro abre-alas, que tradicionalmente traz a logomarca “Os Indianos”, será composto por dois destaques, incluindo a personagem Catarina Paraguaçu. De acordo com o presidente do bloco, a homenageada foi uma mulher de grande importância para a integração entre os povos originários e os colonizadores europeus, a difusão da fé cristã e da cultura letrada, além da valorização da diversidade e da tolerância.
“Catarina teve uma forte devoção à Virgem Maria e foi agraciada com visões místicas em seus sonhos. Ela teria sonhado com náufragos que precisavam de ajuda e com uma imagem da Virgem com o Menino Jesus que foi encontrada na praia. Ela mandou construir uma capela para abrigar a imagem, que hoje está na Igreja da Graça, em Salvador, onde ela também está sepultada”, explicou Quinzinho Thomás, presidente dos Indianos.
No desfile do bloco estão confirmadas as alas da devoção, dos índios mirins, do macaco, da oca e da cobra. Haverá, também, o carro com a ilustração da capelinha fundada em 1535 por Catarina, onde atualmente está localizada a Igreja da Graça, em Salvador. Este carro contará com seis destaques e trará ainda a ilustração da tribo tupinambá. Em seguida o mini trio elétrico com a bandinha de carnaval vem entoando a tradicional marcha-rancho: “Chefe indiano”.
A ala das indumentárias indígenas, com mais de 50 índios, seguida pela ala de camisa do bloco, abre caminho para o carro-chefe finalizar o desfile, com 10 destaques que prometem encantar os foliões.
Fonte: SECOM