O comandante do 5º Grupamento de Bombeiros de Campos dos Goytacazes (5º GBM), tenente-coronel Rodrigo Lestayo, de 46 anos, morreu afogado, neste domingo (9), após escorregar e bater com a cabeça em uma pedra numa cachoeira na cidade de Eugenópolis, no estado de Minas Gerais, divisa com a cidade de Itaperuna-RJ.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o militar estava com amigos na região da Cachoeira do Jaime, em uma propriedade particular da cidade de Eugenópolis, quando desapareceu por volta das 13h.
De acordo com a corporação, a vítima foi encontrada nas imediações da cachoeira em uma queda d’água com um ferimento na cabeça. A Polícia Civil de Minas Gerais está investigando o caso.
Uma equipe de mergulhadores-bombeiros de Campos se deslocou para o estado de Minas assim que o tenente-coronel desapareceu na cachoeira. Um helicóptero do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro chegou a ser mobilizado, assim como equipes dos Bombeiros de Muriaé.
O velório do militar está acontecendo desde às 10h desta segunda-feira (10) no Vale das Orquídeas, em Itaperuna, e o sepultamento está previsto para às 17h.
O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) divulgou uma nota lamentando a morte do comandante. Confira a nota na íntegra:
“É com profundo pesar que o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ) informa o falecimento do tenente-coronel Rodrigo Lestayo, comandante do quartel de Campos dos Goytacazes (5º GBM).
O oficial estava desaparecido desde às 13 horas deste domingo, 09.03, na região da Cachoeira do Jayme, situada no município de Eugenópolis, em Minas Gerais.
Assim que a Corporação tomou conhecimento do ocorrido, mobilizou suas equipes, incluindo militares do 21° GBM – Itaperuna, mergulhadores do 5° GBM, além de cães de busca e agentes da Secretaria de Estado de Defesa Civil do Rio de Janeiro. A operação também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.
O militar foi encontrado na região próxima à cachoeira. A Polícia Civil de Minas Gerais investigará as circunstâncias do ocorrido.
O CBMERJ lamenta profundamente a perda desse militar que era extremamente querido por seus colegas de farda, especialmente os oficiais e praças da região, onde atuou na maior parte de sua carreira.
A Corporação está prestando todo o apoio psicológico e social à família.
O velório acontece desde às 10h desta segunda-feira (10.03), no Vale das Orquídeas, em Itaperuna. O sepultamento está previsto para às 17h.
O tenente-coronel Lestayo ingressou na Corporação no ano de 1999 e, atualmente, estava à frente do comando do 5º GBM. Em seus mais de 25 anos de carreira, esteve sempre prestando relevantes serviços nas unidades por onde serviu, se dedicando a atividade fim de Bombeiro Militar, na proteção e segurança da população fluminense.
A Secretaria de Estado de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro estão de luto pela perda deste nobre oficial!
Ao Ten-Cel Lestayo, nossa eterna continência!“