Após um mês de operação, Ponte da Integração transforma a rotina de trabalhadores e famílias no Norte Fluminense

Aguardada há 40 anos, obra inaugurada pelo Governo do Estado já beneficia milhares de moradores, garantindo mais tempo, conforto e qualidade de vida

Por Daniel Carlos

Foto: Rafael Campos

A Ponte da Integração Deputado João Peixoto, inaugurada há um mês pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, já está fazendo a diferença na vida de quem mora e trabalha no Norte Fluminense. Quem precisava sair de casa ainda de madrugada para enfrentar um trajeto cansativo e demorado, hoje vive outra realidade. Com a nova travessia, entregue após 40 anos de espera, o deslocamento foi reduzido em 80 quilômetros, permitindo que moradores aproveitem melhor o dia, passem mais tempo com a família e cheguem ao trabalho menos cansados.

“Essa ponte representa um avanço enorme para a mobilidade no Norte Fluminense. Sem ela, as pessoas perdiam horas no trânsito, enfrentando um trajeto desgastante antes mesmo de chegarem ao trabalho. Com essa entrega, a realidade é outra. Estamos garantindo mais tempo, conforto, qualidade de vida e desenvolvimento para essa região”, destacou o governador Cláudio Castro.

Rotina transformada

Para Nelson Neves, de 42 anos, operador de guindaste portuário no Porto do Açu, a nova ponte trouxe muito mais do que apenas um trajeto mais curto. Ele, que há 10 anos trabalha no porto, precisava acordar às 4h25 da manhã para chegar ao trabalho. Hoje, com a travessia facilitada, acorda às 6h30, mais de duas horas mais tarde, e consegue aproveitar momentos que antes não existiam.

“Já tenho mais tempo de lazer com a minha família. Voltei com o hábito de tomar café com minha esposa, coisa que eu não conseguia fazer antes porque o tempo era escasso. Era uma correria para chegar ao trabalho. Agora, a ponte encurta essa distância e eu consigo sair de casa com mais calma. Foi uma bênção para a minha vida”, contou Nelson.

Além de ganhar mais tempo, Nelson também percebeu mudanças na qualidade de vida. O operador agora dorme melhor, sente-se menos cansado e até seu humor mudou.

“Antes, eu já saía de casa cansado. Agora, consigo descansar mais e até meu dia no trabalho rende mais. Fora que o trajeto ficou muito mais bonito, agora eu vou vendo o litoral, os cataventos… foi um benefício maravilhoso para minha vida”.

A esposa de Nelson, Juliana de Souza Aires, de 41 anos, orientadora social, confirma essa transformação. Ela conta que o marido antes chegava em casa exausto e estressado, sem energia para aproveitar momentos em família.

“O que mudou muito nele é que ele está menos cansado. Ele chegava exausto. Hoje eu vejo que isso mudou muito. Ele chega mais cedo, tem mais disposição e agora podemos jantar juntos, sair e até viajar aos finais de semana, coisa que era rara antes”, disse Juliana.

Impacto na mobilidade e no lazer

Além de facilitar a vida dos trabalhadores da região, a ponte se tornou um atrativo para ciclistas e esportistas. Wdson Miranda, de 32 anos, supervisor escalador e ciclista, destaca como a estrutura trouxe mais acessibilidade e segurança para quem pratica esportes.

“Ficou muito bom! Agora dá para atravessar os municípios pedalando. Eu morava em São Francisco e agora moro em Campos, então ficou bem mais fácil de acessar os dois lugares, além de estimular a prática de esportes. A estrutura está excelente e ainda estão instalando câmeras e um posto de policiamento, o que traz mais segurança”, contou Wdson.

O técnico de estrada Marcos Barbosa Falquer, que trabalha na fiscalização da ponte, exaltou a importância da estrutura para a logística da região.

“Essa ponte liga os municípios e facilita o trajeto dos trabalhadores. É uma vantagem muito grande para quem precisa se deslocar diariamente”, ressaltou.

Obra que vai além da mobilidade

Com 1.344 metros de extensão e 2.300 veículos passando diariamente, a obra da Ponte da Integração foi executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) com investimento de R$ 291 milhões e já impacta a vida de 1 milhão de moradores. Além da redução do tempo de deslocamento, a ponte impulsiona o turismo, o comércio e a economia local.

Pavimentação nas rodovias de acesso à Ponte da Integração

O DER também realiza obras de implantação da RJ-196 e restauração do pavimento existente na RJ-194. Os serviços contam com redes de drenagem, pavimentação, implantação de acostamento e sinalização. Os dois pacotes de obras somam mais de R$ 155 milhões de investimento em 36 quilômetros de asfalto novo, sendo 18 em cada rodovia. A intervenção irá aumentar em duas vezes a capacidade das vias, levando mais segurança para quem passa pelo local.

Fonte: Ascom GOV RJ

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS