Quissamã incentiva leitura na Primeira Infância

Leituras em voz alta, contação de histórias, dramatizações e outras atividades interativas fazem parte do dia a dia das crianças, transformando a experiência da leitura em um momento mágico e inesquecível

Por Sâmela Braga

Foto: Divulgação

Com o objetivo de plantar a semente do conhecimento e da imaginação, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), lançou um desafio inspirador: garantir que alunos da rede municipal de ensino tenham contato diário com a leitura. A iniciativa abrange quatro creches e nove escolas de pré-escola, e busca transformar a leitura em um hábito fundamental para o desenvolvimento infantil.

O desafio proposto pela SEMED vai além da simples leitura de livros. Professores e gestores são incentivados a, uma vez por semana, utilizar a criatividade e o lúdico para apresentar o universo literário aos pequenos. Leituras em voz alta, contação de histórias, dramatizações e outras atividades interativas fazem parte do dia a dia das crianças, transformando a experiência da leitura em um momento mágico e inesquecível.

“Acreditamos que a leitura é a base para uma aprendizagem significativa. Quanto mais cedo as crianças exploram o mundo literário, mais elas se tornam leitoras em potencial”, afirma a coordenadora de Gestão Pedagógica, Marilúzia Massena.

Mais do que decifrar palavras, a leitura na primeira infância abre portas para um mundo de descobertas, amplia o vocabulário, estimula a imaginação e a criatividade, e ajuda as crianças a compreenderem melhor o mundo ao seu redor.

“A leitura tem o poder de ampliar horizontes, despertar sonhos e transformar a percepção de mundo das nossas crianças”, destaca Marilúzia Massena.

Fonte: Prefeitura de Quissamã

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS