Obras da Estrada dos Ceramistas devem ficar prontas até junho, diz vereador

Marquinho Bacellar (União) acompanhou uma visita técnica ao local

Por Lyandra Alves

Foto: Reprodução

As obras na Estrada dos Ceramistas devem ser concluídas até o final de junho. A informação foi divulgada pelo vereador Marquinho Bacellar (União), que acompanhou uma visita técnica ao local nesta quinta-feira (27) ao lado do técnico de estrada do DER-RJ, Marcos Barbosa, e dos engenheiros responsáveis pela obra, Alana e Eliano.

Marquinho afirmou que a fiscalização envolveu a análise do material utilizado e destacou que, infelizmente, a obra não poderá ser aberta no sistema ‘pare e siga’. Segundo ele, os laudos técnicos indicam que a intervenção exigiu a reconstrução completa do alicerce da estrada, com a remoção de mais de um metro do solo antes da recolocação da base. Ele ressaltou que a liberação parcial do tráfego poderia comprometer a estrutura da obra, que já está em andamento.

No último dia 11, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ) já havia informado, por meio de nota encaminhada à Band FM Campos, que a implementação do sistema ‘pare e siga’ na Estrada dos Ceramistas não era viável no momento, devido a restrições técnicas e de segurança. O órgão justificou que a base de brita graduada tratada com cimento (BGTC) precisa de um tempo de cura adequado para atingir a resistência necessária antes da liberação ao tráfego. Além disso, o DER-RJ apontou que a abertura parcial da via comprometeria a fluidez do trânsito, traria riscos aos usuários e poderia atrasar o cronograma da obra.

A posição do DER-RJ, no entanto, diverge de um suposto estudo técnico realizado pela Prefeitura de Campos dos Goytacazes. Em entrevista à Band FM Campos no último dia 10, o presidente do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes (IMTT), Álvaro Oliveira, afirmou que técnicos municipais constataram a possibilidade de a obra funcionar com o sistema ‘pare e siga’, permitindo um maior fluxo de veículos durante as intervenções.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS