O Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) iniciou nesta quinta-feira (27) a instalação de mais 50 placas informativas para fiscalização por videomonitoramento em 25 novos cruzamentos, em conformidade com a Resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de número 909/2022. Essa regulamentação permite ao município o uso da tecnologia para garantir maior segurança e eficácia no trânsito. A sinalização vertical é realizada em ambos os sentidos da Avenida 28 de Março, Avenida Pelinca e Rua Gil de Góis.
O presidente do IMTT, Álvaro Oliveira, lembra que avançar o sinal vermelho é uma infração gravíssima prescrita no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), e a penalidade para essa infração é multa. Entretanto, mesmo sendo um desrespeito às leis de trânsito, não será computado das 22h às 6h pela fiscalização por videomonitoramento nos pontos sinalizados. A medida visa trazer segurança e fluidez no trânsito.
“Estamos liberando nesta quinta-feira (27) a ampliação destes pontos de fiscalização eletrônica trazendo mais segurança e fluidez no trânsito. Todos os cruzamentos estão sendo divulgados para conhecimento da população. Lembrando que as autuações ocorrem somente em vias sinalizadas e homologadas para dispor tal recurso de fiscalização”, concluiu o presidente do IMTT.
Álvaro ainda esclareceu que as demais infrações de trânsito, como o não uso de cinto de segurança, falar ao celular no volante, conversões irregulares e estacionamentos proibidos, serão combatidas durante 24 horas, tanto por videomonitoramento nos pontos devidamente sinalizados quanto pelos guardas municipais que estiverem atuando no trânsito.
Fonte: PMCG