Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora tem 15 propostas em Campos

O encontro, que teve duração de seis horas, aconteceu no auditório do Conselho Municipal de Saúde de Campos e reuniu 50 pessoas

Por Rodolfo Augusto

Foto: Valquíria Azevedo / Divulgação

O Conselho Municipal de Saúde de Campos, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizou, nessa terça-feira (1º), a 2ª Conferência Municipal de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CMSTT). Com o tema “Saúde do Trabalhador e Trabalhadora como Direito Humano”, o encontro, que teve duração de seis horas, aconteceu no auditório do Conselho e reuniu 50 pessoas, entre representantes municipais, regionais e estaduais, resultando na elaboração de 5 a 10 propostas por cada eixo debatido. Dessas, uma de cada eixo será levada à Conferência Regional do próximo dia 10, em Macaé.

A abertura foi realizada pela conselheira e presidente da Comissão Organizadora da 2ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Antônia Rodrigues Correa; a conselheira e relatora geral, Danielle Guimarães, e o subsecretário de Atenção Primária em Saúde, Benedito Martins, que representou o secretário de Saúde, Paulo Hirano.

Para Benedito, o tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” é muito pertinente e atual. “Daqui estão saindo proposições que irão para a etapa regional, estadual e, posteriormente, para a nacional, que será em Brasília. Então, a proposição atual é priorizar e valorizar a saúde do trabalhador, levando em consideração seu ambiente de trabalho. Esperamos que saiam várias propostas importantes e que possam trazer inúmeras contribuições para a saúde do trabalhador e trabalhadora de Campos”, disse.

O eixo 1, com tema “Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, foi apresentado pela coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Monike Gonçalves da Mota. O eixo 2, “Novas Relações de Trabalho e Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora”, foi exposto por Lise Barros, tecnologista em Saúde Pública do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana, da Escola Nacional de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O eixo 3, que teve como tema “Participação Popular na Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora para o Controle Social”, foi apresentado por Júlio Quima, que é conselheiro estadual e membro titular da Comissão Organizadora da 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT/RJ).

A Conferência Regional, que acontecerá no dia 10 deste mês, em Macaé, tem o objetivo de debater as proposições e definir as que seguirão para a 5ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CESTT/RJ), que acontecerá entre os dias 13 e 15 de julho, no Rio de Janeiro.

Também esteve presente e participando dos debates a conselheira estadual, membro da CESTT/RJ e coordenadora da Conferência da Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, Ângela Lourenço, além de representantes do Programa de Atenção à Saúde do Trabalhador (PAST), dentre outros.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS