Trabalhar a Educação Ambiental em parceria com a concessionária Águas do Paraíba. Essa foi a temática de uma reunião realizada nessa terça-feira (1) na sede da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Participaram do encontro o secretário da pasta, Marcelo Feres; a subsecretária de Educação, Rita Abreu; e a coordenadora de Educação Ambiental da Seduct, Ísis Vivório, além dos representantes da concessionária.
A ideia é trabalhar com os estudantes o “Programa Olhar Ambiental – Educação”, capacitando alunos da rede municipal de ensino em educação sanitária e recursos hídricos, anualmente, por meio da disponibilização de metodologia e ferramentas educativas específicas que aprimorem a experiência de aprendizagem, dentro e fora do ambiente escolar.
O projeto contará com visitas a instalações de tratamento de água e esgoto, experimentos práticos sobre filtragem e o tratamento da água, formações com especialistas, distribuição de revistas pedagógicas e oficinas didáticas. Essas ações permitirão que os estudantes vivenciem os desafios e soluções para garantir o acesso à água potável e ao saneamento eficiente.
Gerente ASG da concessionária, Livia Soalheiro e Romano, explicou que o projeto consiste em atividades essenciais que serão realizadas ao longo do ano letivo, conforme planejamento conjunto entre as concessionárias e a Seduct.
“Temos ainda o Águas Day, evento organizado pela equipe do Grupo Águas do Brasil, que acontecerá no espaço físico da escola, com a realização de atividades interativas com os alunos, como, por exemplo, demonstrações com a Mini ETA, tour virtual nas estações de tratamento de água e esgoto, utilizando óculos de realidade virtual, aplicação do jogo de tabuleiro Uma Aventura pelo Ciclo da Água e distribuição de brindes. Além disso, temos ainda visitas às unidades operacionais, com aula de campo, na qual os alunos poderão conhecer uma das estações de tratamento de água e/ou esgoto do município. Finalizando, tem o Amigos da Água, Concurso Cultural organizado pelo Grupo Águas do Brasil. A iniciativa busca promover a conscientização ambiental sobre a importância da água, através da confecção, pelos alunos, de textos de, no máximo, três parágrafos, com desenho ou ilustração”, explicou Livia.
A subsecretária disse que o projeto é muito interessante e veio ao encontro da necessidade de a Rede Municipal incluir na rotina das escolas atividades que despertem a atenção dos alunos durante o tempo em que estiverem em sala de aula.
“Estamos ampliando o número de escolas com período integral e queremos que esse tempo seja aproveitado da melhor forma possível com os alunos. Projetos como esse são essenciais, pois eles gostam muito de aprender sobre meio ambiente e ainda levam os ensinamentos para as famílias, os amigos e disseminam a informação entre todos os que convivem. Vamos analisar a proposta com muito carinho e, sendo viável, trabalhar junto aos professores essa temática tão importante que é a Educação Ambiental.
Já a coordenadora ambiental disse que a iniciativa poderá atender a cerca de 15% das unidades escolares, envolvendo alunos do 4º e 5º anos, promovendo um olhar aprofundado sobre a importância da água, o tratamento de esgoto e o saneamento básico.
Ísis complementou que o compromisso é garantir que as crianças compreendam, na prática, o papel fundamental da água e do saneamento para a saúde e o meio ambiente. “Com formações para professores, aulas práticas e diversas atividades, queremos tornar esse conhecimento acessível e aplicável ao dia a dia dos alunos”, acrescentou a coordenadora.
Além do impacto direto nas unidades participantes, a iniciativa busca ampliar essa conscientização para toda a comunidade escolar. “Nossa meta é que professores e alunos se tornem multiplicadores desse conhecimento, reforçando o compromisso da rede municipal de ensino com a preservação ambiental e a qualidade de vida da população”. Com essa iniciativa, Campos reafirma seu compromisso com a educação ambiental e a formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de um futuro mais sustentável”, finalizou Ísis.
Também estiveram presentes à reunião o diretor da empresa, Giuliano Junho Tinoco; a especialista ASG I, Cíntia Carvalho de Oliveira; a analista de comunicação, Ana Carolina de Souza Silva, e o estagiário de Meio Ambiente, Ramon de Castro Fonseca.
Fonte: PMCG