A presença feminina na indústria do Rio de Janeiro segue em crescimento e já representa a maioria entre os sócios de empresas do setor. Levantamento do Sebrae Rio, com base nos dados da Receita Federal, indica que das 168,8 mil empresas industriais no estado, 87,7 mil têm mulheres como sócias (52,9%), enquanto 47,1% são administradas por homens.
Para estimular e valorizar a trajetória das empreendedoras, o Sebrae Rio realizou o evento “Mulheres na Indústria”, que reuniu cerca de 150 donas de pequenos negócios para um ciclo de palestras, painéis e conexões. Ao longo do evento, o debate abordou questões de desafios e oportunidades que as mulheres encontram no setor industrial.
“Na indústria, as donas de pequenos negócios têm idade média superior a 47 anos. A nossa programação trouxe insights para uma melhor gestão empresarial e conectar mulheres que têm uma rotina parecida. O aumento da presença feminina consolida a presença delas como líderes e tomadoras de decisão no setor. Esse cenário reforça a importância de políticas de incentivo e ações voltadas à equidade de gênero no ambiente industrial”, avalia Sergio Malta, diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio.
Fonte: Assessoria de Imprensa do Sebrae Rio