Mutirão de Identificação para Pessoas com Deficiência registra mais de 60 atendimentos em Quissamã

A ação aconteceu na sede da secretaria e teve como objetivo a emissão do Cartão PCD documento que facilita o acesso a serviços e garante mais segurança para as pessoas com deficiência e suas famílias

Por Lívia Sales

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC), em parceria com o Detran-RJ, realizou um mutirão de identificação para Pessoas com Deficiência (PCD). A ação aconteceu na sede da secretaria e teve como objetivo a emissão do Cartão PCD documento que facilita o acesso a serviços e garante mais segurança para as pessoas com deficiência e suas famílias. Ao todo, foram realizados 64 atendimentos, sendo 39 emissões e 25 pré-agendamentos.

O Cartão PCD reúne informações essenciais sobre a saúde do cidadão, como o tipo de deficiência, o Código Internacional de Doenças (CID), uso de medicamentos contínuos, tipos de alergia e contatos de emergência. A iniciativa visa proporcionar mais autonomia e acessibilidade à população PCD do município.

Emília, mãe do pequeno Carlos Henrique, esteve no mutirão para garantir o documento do filho e destacou a importância do serviço. “Ter um documento que identifica a condição dele facilita nosso dia a dia, principalmente em situações em que precisamos de prioridade”, afirmou.

O secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Lucas Pacheco, também ressaltou a relevância da ação. “Hoje é um dia especial, não apenas por marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, mas também por essa importante ação que estamos promovendo em parceria com o Detran-RJ. O mutirão facilita o acesso ao Cartão PCD para todas as pessoas com deficiência do nosso município”, destacou.

Fonte: Prefeitura de Quissamã

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS