A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct) está convidando os profissionais da rede municipal de ensino para participarem da Formação de Integração das Redes, do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), disponibilizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) 2025. A formação faz parte de um conjunto de ações destinadas ao fortalecimento da prática docente, da gestão escolar e do processo de ensino-aprendizagem a nível de estado, e integra a pactuação do CNCA em regime de colaboração com o MEC, Secretaria de Estado de Educação e as Secretarias Municipais de Educação do estado do RJ.
De acordo com o secretário de Educação, Marcelo Feres, as inscrições devem ser realizadas de forma virtual, AQUI, até quarta-feira (9). Para mais informações, os educadores poderão entrar em contato pelo e-mail suportecnca@educacao.rj.gov.br.
A capacitação será realizada em formato híbrido, combinando atividades à distância e presenciais, e contará com certificação emitida pela FGV. Poderão participar diretores, diretores adjuntos, professores de turmas de 1º ao 5º ano, pedagogos/professores de Suporte Pedagógico das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anos Iniciais e equipe técnica da Seduct.
“Essa é mais uma grande oportunidade de crescimento profissional e de fortalecimento da nossa rede de ensino. Na etapa EAD, teremos um total de 64 horas, com aulas síncronas e assíncronas, materiais didáticos e atividades na plataforma Moodle (FGV). Na etapa presencial, a carga horária será de 32 horas, no 2° semestre de 2025, a partir de agosto, com cronograma estabelecido pelo município”, detalhou Marcelo.
O CNCA foi instituído pelo Decreto Federal 11.556/23 e busca conjugar os esforços da União, dos Estados e Municípios para garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do 2° do Ensino Fundamental e promover a recomposição de aprendizagens das crianças do 3°,4° e 5° anos, que tiveram seu processo de alfabetização impactado pela pandemia da Covid-19.
Diversas ações são realizadas dentro do Compromisso. Uma delas é o Programa Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), cujo objetivo é ofertar formação continuada a profissionais da Educação Infantil com foco na oralidade, leitura e escrita, de maneira a apoiar teórica e metodologicamente docentes para que desenvolvam práticas educativas capazes de ampliar as experiências das crianças com a linguagem escrita, respeitando as especificidades da primeira infância e as noções de leitura e de escrita como práticas sociais que integram o cotidiano e sustentam interações e brincadeiras neste ciclo de vida.
Fonte: Ascom Campos