Estudantes da rede estadual do Rio de Janeiro são classificados para o Parlamento Juvenil do Mercosul 2025

Jovens tiveram seus projetos aprovados na etapa classificatória do programa

Por Sâmela Braga

Foto: Divulgação

Ana Clara Conceição, Emerson Silva e Isabelle Martins. Estes são os três alunos da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro que viverão a experiência incrível de representar o estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM) em 2025. A iniciativa tem o objetivo de incentivar o protagonismo juvenil por meio de debates sobre integração regional e mudanças climáticas. A classificação veio após a seleção realizada em duas etapas, que destacou projetos inovadores e o engajamento dos jovens em questões cruciais para o futuro do Mercosul.

Em maio, os três estudantes participarão de uma formação em Brasília, que será composta por 81 jovens de todas as unidades federativas.  Além disso, neste encontro será escolhido, dentre esses alunos, quem será o PJM titular do RJ que comporá a delegação do Brasil na Etapa Internacional. Já os outros dois ficarão como suplentes e não embarcarão para Foz do Iguaçu em agosto.

“Espero que esta viagem seja uma experiência enriquecedora, significativa, emocionante, marcante e que acrescente muito na minha vida”, diz Ana Clara Conceição, de 16 anos, aluna da 2ª série do Ensino Médio do Ciep 140 Mario Cesar Gomes da Silva, em Cachoeiras de Macacu, na Região Serrana do Rio.

Para Isabelle Martins, estudante do CB PM Elisângela Bessa Cordeiro, em Areal, no Centro-Sul Fluminense, e atual parlamentar juvenil 2024 da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), sua ida ao Mercosul possibilitará voz ativa à juventude.

“Quando surgiu a oportunidade de eu participar do Parlamento do Mercosul, eu falei: é a minha chance”, conta a jovem, que não consegue esconder a ansiedade para viver esta experiência.

O terceiro representante do estado no programa será Emerson Silva, de 15 anos, do Colégio Estadual Afonso Pena, no Andaraí, na Zona Norte do Rio.

“Estou com expectativa alta para conhecer novas pessoas, viajar para fora do estado, pois nunca tinha ido. E, claro, para saber como funciona a dinâmica do parlamento”, comenta Emerson.

Ao longo da participação no projeto, os estudantes poderão aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento do Mercosul e desenvolverão suas habilidades de debate e formulação de propostas.

Saiba mais sobre o Parlamento Juvenil do Mercosul

Para participar, os estudantes interessados precisavam estar na 1ª e 2ª série do Ensino Médio das redes estaduais e municipais. Eles tiveram ainda que apresentar um projeto de autoria própria, com orientação de um professor, focado no estímulo à participação juvenil no ambiente escolar, além de um termo de ciência e autorização dos pais.  

A iniciativa permite que os jovens atuem por dois anos, ouvindo outros alunos e abrindo espaço para discussões sobre a realidade das escolas e comunidades em que vivem. Durante esse período, os participantes têm a oportunidade de propor projetos que promovam valores relacionados ao meio ambiente, além do respeito à democracia, aos direitos humanos, à consciência social e à cultura de paz.

“A participação dos nossos alunos neste programa é muito importante, porque faz com que eles aprendem mais sobre política. Além de possibilitar a reflexão crítica, o exercício da cidadania, da democracia e da liderança”, destaca a secretária de Estado de Educação, Roberta Barreto.

Entre os dias 11, 12 e 13 de agosto deste ano, esses jovens terão mais um compromisso, o encontro internacional, que ocorrerá em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação

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