O Sistema Único de Ouvidoria e Transparência do Estado (OuvERJ), em um ano, alcançou a marca de 112 mil manifestações registradas e quase 5 mil pedidos de acesso à informação, promovendo a transparência no relacionamento entre o governo estadual e a sociedade. O canal atende solicitações, recebe sugestões, elogios, denúncias, reclamações e pedidos de acesso à informação.
O governador Cláudio Castro destaca que o lançamento do OuvERJ foi mais uma iniciativa do Governo do Estado para melhorar o atendimento aos cidadãos, garantindo mais acessibilidade e agilidade nos serviços prestados pela administração pública.
“Os números mostram o sucesso dessa iniciativa, e revelam que estamos alcançando o nosso objetivo de uma gestão menos burocrático e mais digital, aproximando os cidadãos do poder público. O sistema garante mais agilidade no atendimento às demandas da sociedade”, ressalta Cláudio Castro.
O Controlador-Geral do Estado, Demétrio Farah, reforça que o Sistema Único de Ouvidoria e Transparência do Estado aprimorou a comunicação entre os cidadãos e o poder público.
“O OuvERJ é uma ferramenta essencial para que os cidadãos fluminenses se comuniquem com o Estado. A partir desses dados, podemos adotar medidas concretas para aprimorar os serviços públicos, fortalecendo a confiança da sociedade na governança”, afirma Farah.
Secretário de Transformação Digital, Feu Braga, enfatiza que o OuvERJ “é um exemplo concreto de como a transformação digital pode tornar o Estado mais acessível, ágil e eficiente para a população”.
“A parceria entre a Secretaria de Transformação Digital, a Controladoria Geral do Estado e o Proderj permitiu a criação de uma plataforma inovadora, que já acumula reconhecimentos importantes e resultados expressivos. Mais do que um canal de comunicação, o OuvERJ fortalece a transparência e aproxima o cidadão da gestão pública, alinhado ao nosso compromisso de tornar o Rio de Janeiro cada vez mais digital”, destaca o secretário de Transformação Digital, Feu Braga.
Para o Ouvidor-Geral do Estado, Eugênio Machado, o sistema é utilizado por todas as ouvidorias e órgãos do Executivo Estadual, consolidando-se como uma rede de ouvidoria eficiente e bem-sucedida.
A plataforma
O sistema foi implementado em dezembro de 2023 e lançado em janeiro de 2024 pelo governador Cláudio Castro. O OuVERJ foi desenvolvido em parceria com a Controladoria Geral do Estado (CGE-RJ), a Secretaria de Transformação Digital (SETD) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro (Proderj) e recebeu dois importantes prêmios no Gov.Digital em 2023 e 2024 por sua inovação tecnológica.
Foi vencedor na categoria “Solução para Governo Aberto”, com o tema “RJ Digital – Plataforma de Ouvidoria e Acesso à Informação do Poder Executivo Estadual, OuvERJ” em 2023; e, no ano seguinte, conquistou o 2º lugar na categoria “Melhor Solução de Governo Digital para Governo Aberto”, com o case “OuvERJ – Painel de Manifestações de Ouvidoria”.
A plataforma permite que a população registre suas demandas, que são analisadas e respondidas com agilidade, a partir do questionamento recebido. Além disso, a iniciativa fortalece a integração entre as ouvidorias e os órgãos estaduais, incentivando a melhoria contínua dos serviços públicos.
Números
Desde sua implementação, o sistema OuvERJ promoveu um aumento de 150% no volume de manifestações de ouvidoria e reduziu em 40,12% os pedidos de acesso à informação, graças à possibilidade de correção de registros no sistema.
Novas funcionalidades estão previstas, como o módulo “Participe Usuário”, além de melhorias no layout e nas ferramentas do sistema, alinhando-se à meta do governo do Estado de tornar o Rio de Janeiro 100% digital.
Fonte: ALERJ