Vias Verdes já realizou mais de 80% do plantio de mudas em Campos

Iniciado em agosto de 2024, o projeto consiste no plantio de árvores de 2,50 metros a 3 metros de altura, totalizando 25 quilômetros de extensão

Por Lívia Sales

Foto: Rodrigo Silveira

Das 2.187 mudas de árvores previstas no projeto Vias Verdes, mais de 80% já foram plantadas no município de Campos. Segundo o subsecretário de Meio Ambiente, Carlos Ronald Macabu, atualmente os trabalhos estão concentrados na área de Guarus e também na manutenção das que já foram plantadas. Iniciado em agosto de 2024, o projeto consiste no plantio de árvores de 2,50 metros a 3 metros de altura, totalizando 25 quilômetros de extensão.

“Nós privilegiamos as principais vias, tanto da margem esquerda do Rio Paraíba, nos bairros de Guarus, quanto na margem direita, para que a cidade possa ter uma distribuição mais educativa, mais democrática da arborização na cidade. Então, a gente está satisfeito que a gente está acrescentando 2.187 árvores da Mata Atlântica. Além da cidade ficar quantitativamente mais arborizada, a gente está resgatando essa cultura no plantio de espécies nativas do nosso bioma, a Mata Atlântica”, comentou o subsecretário Carlos Ronald.

Entre as espécies plantadas estão Ipê Amarelo, Ipê Roxo, Pau-Ferro, Pau-Brasil, Palmeira Jerivá e Pata de Vaca. O Vias Verdes é custeado com recursos do Fundo Municipal de Meio Ambiente e executado por uma empresa de Minas Gerais, vencedora da licitação feita pela Prefeitura.

As mudas já foram plantadas nos seguintes locais: antigo Trevo do Índio; Avenida Arthur Bernardes; Alberto Lamego; Presidente Kennedy; Nilo Peçanha; Avenida Petrópolis; XV de Novembro, entre outros.

Carlos Ronald destacou que a manutenção das plantas é tão importante quanto o seu plantio e o serviço também está previsto no contrato firmado. “A manutenção é fundamental. Ela consiste na reposição de árvores mortas, no escoramento para que elas cresçam de forma reta, sem tombamento, na limpeza do entorno dela para que a vegetação, principalmente as gramas, não façam uma competição com essas plantas, então, essa manutenção é fundamental para que a quantidade de árvores que nós plantamos realmente sobrevivam”, disse.

Ainda segundo o subsecretário, a participação da sociedade para manter as árvores sadias também é importante. “É muito importante a participação da sociedade na vida da nossa cidade, em todas as suas dimensões. A dimensão ambiental é muito importante porque ela está no dia a dia de cada um dos cidadãos. Então, é muito importante que as pessoas respeitem as árvores que estão sendo plantadas, ajudem a cuidar delas, não as danifiquem. E aquelas pessoas que estão plantando árvores por conta própria, na frente da sua calçada, nas vias públicas ou até mesmo dentro de seus terrenos, tenham bastante cuidado com a escolha das espécies”, pontuou.

Fonte: PMCG

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS