Em comemoração ao Dia do Desenho, a Prefeitura de Quissamã, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Lazer (SECPLA), promoveu nesta terça-feira (15), o evento “Traços de Quissamã”, no Centro Cultural Sobradinho. A iniciativa reuniu mais de 20 participantes de diversas idades, em dois turnos de atividades, celebrando a arte e o talento local, com entrega de certificados e premiações. Os desenhos produzidos farão parte de uma exposição no Sobradinho.
Os vencedores do turno da manhã foram pai e filha: Bruno Adão e Antonella Adão. À tarde, na categoria até 12 anos, o primeiro lugar ficou com Heitor Santos, e o segundo, com Eduardo Henrique. Na categoria acima de 13 anos, os premiados foram Emílio (1º lugar) e José Luiz (2º lugar).
O professor John Kennedy ressaltou a importância do olhar técnico na escolha dos vencedores. “Foi bem difícil escolher, todos se dedicaram bastante. Analisamos o acabamento, aplicação dos fundamentos, profundidade, luz e sombra, além da expressão e da forma dos desenhos. O objetivo foi reconhecer o esforço e a criatividade dos participantes”, completou.
Entre os participantes estava a jovem Letícia Barcelos Fernandes, de 13 anos. Apaixonada por desenho, ela participa da oficina desde os 7 anos e compartilhou como superou os desafios do início.
“No começo era difícil, mas aprendi a desenhar a partir das formas geométricas. Meu professor, o Júnior, me ensinou muito”, contou Letícia.
Além de valorizar a arte do desenho, o evento também destacou o trabalho desenvolvido ao longo do ano pelas turmas da Oficina de Desenho do Sobradinho. Atualmente, 170 alunos participam das aulas nos polos do Centro e de Santa Catarina.
“É gratificante ver a evolução dos nossos alunos e o entusiasmo deles em participar de momentos como esse. O desenho é uma forma poderosa de expressão, e o concurso veio para valorizar isso”, afirmou a diretora do Centro Cultural Sobradinho, Renata Queirós.
Ex-aluno e, hoje, professor da Oficina de Desenho, Júnior comentou sobre o conteúdo ensinado.
“A oficina trabalha desde os fundamentos básicos do desenho até técnicas mais elaboradas, como pintura, perspectiva e sombreamento. Também fazemos experimentações com diversos materiais, o que ajuda a ampliar o repertório criativo dos alunos”, explicou.
Fonte: PMCG