Cristo ressuscitou e está vivo e presente, constituindo a maravilhosa certeza fonte de toda esperança que nos faz caminhar e transformar os diferentes cenários e circunstâncias da nossa vida e história. Este acontecimento penetrou a trama e a marcha da humanidade, restaurando e abrindo possibilidades sempre novas e despertando a criatividade das pessoas e dos povos rumo a uma libertação e realização cada vez mais inteira e integral.
Não podemos ficar à margem desta dinâmica envolvente da esperança viva e firme que nos impulsiona para frente e para o alto, tornando-nos uma Igreja ao mesmo tempo em saída e em subida. Mais ainda, como se aprecia nos ícones bizantinos da ressurreição ou no Cristo Ressuscitado da Sala de Audiências São Paulo VI no Vaticano o impacto do Vivente gera em todo o Universo uma Nova Criação.
A Páscoa mostra-nos Jesus ressuscitado e glorioso presente em toda a Criação com seu domínio universal. “Pois Deus quis fazer habitar Nele toda a plenitude e por Ele reconciliar consigo todos os seres, tanto na Terra como no céu”, (Cl 1, 19,20). Assim as criaturas deste mundo já não nos aparecem como uma realidade meramente natural, porque o Ressuscitado as envolve misteriosamente guia para um destino de plenitude, (LS100).
As vezes nem sempre podemos ver esses rebentos e sinais de vida nova, mas precisamos manter a nossa oração e compromisso ancorados na certeza firme de uma convicção e de uma esperança que nunca decepciona nem engana. Cristo como em Emaús, continua a acompanharmos em nossa caminhada, agindo mesmo através de aparentes fracassos, permitindo-nos descobrir frestas e brechas para a força do seu Espírito, acalentando em nós o sentido do mistério que torna fecunda nossa ação e sempre frutuosa a evangelização. Testemunhemos com coragem e alegria juntos com todas as criaturas a boa nova, que renova a todas pessoas e seres da terra! Uma feliz e esplendorosa Páscoa no amor, compaixão, e misericórdia do Ressuscitado!