A praia de Atafona viveu nesse domingo, 27, mais um momento de emoção com a Procissão Fluvial em homenagem a Nossa Senhora da Penha. A programação da festa se encerra nesta segunda-feira, 28, feriado municipal pelo dia da copadroeira de São João da Barra, tendo como um dos destaques a tradicional Procissão Terrestre pelas ruas do segundo distrito (confira a programação abaixo).
Nesse domingo, uma multidão de fiéis acompanhou a chegada da imagem de Nossa Senhora da Penha, que saiu em procissão do Santuário que leva seu nome, percorrendo o bairro da Baixada até alcançar as embarcações que aguardavam para o início da tradicional procissão pelo Rio Paraíba do Sul.
O cortejo foi acompanhado pela Banda União dos Operários e pelos romeiros, que seguiram Nossa Senhora da Penha até a sua partida pelas águas. Após a chegada ao Santuário, foi realizada a cerimônia de coroação da padroeira, com a participação de crianças da comunidade e artistas do município.
O presidente da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, Adyvan Pedra, falou sobre esse momento de fé e esperança para a comunidade de Atafona, especialmente para os pescadores, que preparam suas embarcações para homenagear a Santa.
“Nós vamos com a imagem caminhando até o Cais do Demilton, de onde ela segue nos barcos até as ilhas do Pessanha e da Convivência, abençoando assim todos os pescadores”, contou.
Segundo Adyvan, cerca de 30 embarcações acompanharam a procissão fluvial, liderada pelo barco que transportava a imagem de Jesus Misericordioso. Todo o percurso foi monitorado pelas equipes da Capitania dos Portos e da Defesa Civil de São João da Barra.
Os barcos participantes estavam devidamente equipadas com itens de segurança exigidos pelas autoridades e respeitaram o limite de passageiros estabelecido. A procissão foi realizada pela Paróquia São João Batista e pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha, com o apoio da Prefeitura de São João da Barra.
Adyvan explica que, nesta segunda, as demonstrações de fé seguem durante todo o dia, sendo a Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha um dos momentos mais aguardados.
“Temos a missa campal pela manhã e a tradicional procissão no fim da tarde que atrai mais de 20 mil fiéis não só de SJB, mas também dos municípios da região, incluindo autoridades religiosas, civis e militares. É o ápice da celebração desta que é a maior expressão de fé de todo o interior do Estado do Rio de Janeiro”, disse o presidente da Irmandade Nossa Senhora da Penha.
A apresentação da banda católica Vida Reluz está mantida nesta segunda, mas outros shows musicais foram suspensos por decisão da Diocese de Campos e da Irmandade de Nossa Senhora da Penha, responsável pelo evento, devido à morte do Papa Francisco, na última segunda-feira, 21.
Foram liberados neste domingo e segunda algumas brincadeiras tradicionais da festa e o leilão após avaliação dos organizadores e autorização da Diocese.
Confira a programação desta segunda:
00h – Acolhida festiva do dia dedicado à Padroeira
05h – Alvorada
06h – Santa Missa da Aurora de Nossa Senhora da Penha celebrada pelo Reitor Pe Michael Bruno Amaral Cunha e concelebrada pelo Pe Romário Campos
10h – Solene Missa Campal celebrada pelo Revmo. Bispo Diocesano de Campos Dom Roberto Francisco Ferrería Paz em ação de graças pelo dia maior dedicado a Nossa Senhora da Penha.
13h – Concurso de Tarrafa
13h30 – Cabo de Guerra para mulheres / Porto da Penha
14h – Cabo de Guerra para homens / Porto da Penha
14h30 – Pau de Sebo
17h – Tradicional Procissão Terrestre de Nossa Senhora da Penha, percorrendo as principais vias da Praia de Atafona, acompanhada pelos inúmeros devotos e autoridades religiosas, civis e militares.
20h30- Cerimônia de Coroação de Nossa Senhora da Penha.
21h30 – Vida Reluz
23h45 – Solenidade da descida do Quadro de Nossa Senhora da Penha
Fonte: PMSJ