Quissamã celebra 27 anos da Fundação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba com palestra educativa

A iniciativa reforçou a importância da preservação ambiental e o papel fundamental do parque para o município.

Por Lívia Sales

Foto:Reprodução

Em comemoração aos 27 anos da fundação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca de Quissamã, em parceria com a Guarda Municipal e a Secretaria de Segurança Pública e Trânsito, promoveu uma palestra para os alunos dos 8º e 9º anos da Escola Municipal Professora Nelita Barcellos, localizada em Morro Alto. A iniciativa reforçou a importância da preservação ambiental e o papel fundamental do parque para o município.

A palestra foi ministrada pelo guarda civil municipal e coordenador da Ronda Escolar, Luis Felipe Fidélis, e contou com a participação ativa dos estudantes, além da presença do coordenador de Meio Ambiente, Luiz Carlos Fonseca; do secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Vitor Arquejada; do comandante da Guarda Civil Municipal, Vitor Lopes; e do diretor administrativo da escola, Márcio Daniel.

“É gratificante ver os alunos engajados com a preservação ambiental e entendendo o papel do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba em nossa comunidade”, comentou o diretor administrativo, Márcio Daniel.

O inspetor da Guarda Ambiental, César Marinho, também destacou a relevância da ação. “Atividades como essas ajudam a formar cidadãos mais responsáveis e comprometidos com o meio ambiente, além de conscientizar sobre a atuação da Guarda Ambiental no pensamento coletivo de cuidado com o parque”, avaliou.

Durante o evento, a Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca realizou a entrega de materiais ao grupamento ambiental, que serão utilizados no resgate de animais. Para o município, celebrar o aniversário do parque é reafirmar o compromisso com a preservação ambiental.

“Comemorar os 27 anos do Parna demonstra o zelo do município com as questões ambientais. Quissamã investe e se preocupa com o meio ambiente, seguindo o direcionamento no desenvolvimento de estratégias e políticas públicas voltadas à preservação”, destacou o coordenador de Meio Ambiente, Luiz Carlos Fonseca.

O Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba é um importante refúgio para aves migratórias, e Quissamã desempenha um papel essencial nesse processo, já que 65% de sua extensão está dentro do território municipal.

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS