A Diocese de Campos informou, por meio de comunicado oficial assinado pelo vigário-geral Monsenhor Leandro Diniz, que o Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco Ferrerìa Paz, entrará em tratamento médico após ser diagnosticado com câncer de próstata. Segundo o comunicado, Dom Roberto passará por uma cirurgia, no dia 04 de junho, em um hospital particular de Campos, procedimento necessário para a preservação da saúde e continuidade da missão pastoral.
A Diocese também anunciou que, por meio das paróquias, prestará apoio financeiro ao bispo, colaborando com os custos hospitalares e outras despesas relacionadas ao tratamento.
Diante do dinamismo pastoral de Dom Roberto Francisco, o tratamento mais indicado pela equipe médica foi uma cirurgia robótica feita por meio de quatro pequenas incisões, com cerca de 0,5 centímetros cada, na região abdominal do paciente, por onde serão inseridos quatro braços robóticos. O procedimento oferece benefícios como menor sangramento, recuperação mais rápida e menor dor no pós-operatório, entretanto, não é coberto pelo plano de saúde. “Tem-se dito que é importante cuidar dos cuidadores, cuidar da fragilidade. Fui diagnosticado com um câncer de próstata, incipiente, mas vocês sabem que todo processo tumoral é perigoso. Não posso colocar em risco a minha vida, porque tenho muito a fazer. Mas um empecilho que apareceu é que o meu plano de saúde não cobre uma cirurgia robótica. Que faz menos dano, no sentido de ser menos invasiva, é mais tranquila e melhor a recuperação”, afirmou Dom Roberto.
De acordo com o Monsenhor Leandro, devido a grande quantidade de compromissos junto a Diocese, as paróquias irão fazer uma contribuição para a cirurgia, para isso uma conta foi destinada com essa finalidade. “A conta foi disponibilizada para as paróquias e segundo as possibilidades de cada uma, com objetivo de ajudar com os custos hospitalares e demais despesas relacionadas ao tratamento de Dom Roberto. Sabemos do espírito de comunhão e solidariedade que une o presbitério, e confiamos que poderemos oferecer ao nosso pastor o suporte necessário neste momento delicado”, afirmou o vigário geral.
Segundo Dom Roberto, após a cirurgia irá ingressar com uma ação de ressarcimento, junto ao plano de saúde, o valor que vier da restituição será direcionado para o Seminário Diocesano Maria Imaculada. “Faço assim porque me parece que é o mais transparente e honesto. Há pessoas que desejam ajudar, peço que procure a sua paróquia. Mas só tenho a agradecer. Temos que cuidar da fragilidade. Não ingressei pelo SUS, pois não quero tomar o lugar de pessoas que não têm recursos. E assim evitar qualquer tipo privilégio”, finalizou Dom Roberto.
Fonte: Diocese de Campos