Sábado tem DIA D de vacinação contra a gripe para toda a população acima de 6 meses em Campos

Para atender o público e facilitar ainda mais o acesso à vacina, a Secretaria Municipal de Saúde estará com equipes em 38 unidades de saúde, das 8h30 às 14h, incluindo o Centro Municipal de Imunização

Por Roberta de Jesus

Foto: Vitor Marques/Arte

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) segue empenhada para garantir a proteção da população contra a gripe. E, neste sábado (10), tem Dia D Vacinação em 37 unidades de saúde distribuídas por todo o município, das 8h30 às 14h, com aplicação do imunizante para toda a população acima de 6 meses de vida. No Centro Municipal de Imunização o atendimento será das 8h30 às 14h para vacinação contra a gripe e, após esse horário, segue até as 17h para atualização da caderneta com as vacinas de rotina e covid-19.

A campanha de vacinação contra a gripe teve início em 7 de abril. A vacina usada protege contra as três cepas do vírus influenza que mais circularam no ano passado no Hemisfério Sul — H1N1, H3N2 e B (linhagem Victoria) —, por isso é necessária a renovação da dose a cada ano.

Para fins de cobertura vacinal este ano, a meta é imunizar 90% da população alvo que, somando todos os grupos prioritários, é de 198.013. Até o momento foram aplicadas somente 15.671 doses da vacina influenza. O principal objetivo dessa imunização é minimizar as complicações decorrentes da gripe nesse período outono/inverno, em que as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratória. A vacina é segura e reduz os casos graves, internações e óbitos nos grupos de alto risco.

“Reforçamos o convite às pessoas irem receber a vacina contra a gripe neste dia de mobilização. A procura ainda continua baixa para os grupos de alto risco e, por decisão do município, estamos abrindo a vacinação para toda população acima de 6 meses nesse Dia D. A vacinação é um gesto de cuidado e responsabilidade”, reafirma o assessor técnico de Imunização da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, Leonardo Cordeiro.

Para se vacinar, o indivíduo deve comparecer a uma das salas de vacinação com documento de identificação com foto, CPF, Cartão do SUS e caderneta de vacinação, além de comprovante de classificação como grupo prioritário, que deve ser documento funcional para os grupos profissionais atendidos, e laudo médico que comprove a condição. Menores de idade deverão estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.

LOCAIS DE VACINAÇÃO DO DIA D – 8h30 ÀS 14h:

Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal

Centro Saúde de Guarus

Policlínica da Tapera

UBS Baleeira

UBSF Aldeia

UBSF Carvão

UBSF Conselheiro Josino

UBSF Custodópolis

UBSF Dores de Macabu

UBSF Eldorado

UBSF Félix Miranda

UBSF IPS

UBSF Jamil Ábido

UBSF Lagamar/Farol de São Tomé

UBSF Lagoa de Cima

UBSF Morro do Coco

UBSF Palmares

UBSF Parque Imperial

UBSF Parque Prazeres

UBSF Parque Rodoviário

UBSF Patronato São José

UBSF Penha

UBSF Poço Gordo

UBSF Ponta da Lama

UBSF Quilombo

UBSF Rio Branco

UBSF Santa Cruz

UBSF Santa Helena

UBSF Santa Maria

UBSF Saturnino Braga

UBSF Sentinela do Imbé

UBSF Tocos

UBSF Três Vendas

UBSF Turf Club

UBSF Venda Nova

UBSF Vila Nova

UPH Travessão

UPH Ururaí

Fonte: Ascom Campos

Compartilhar:

RELACIONADAS

NOTÍCIAS