O Dia D “Mais Saúde Bucal na Escola”, nesta quinta-feira, 8, foi marcado por ações de prevenção e cuidado, em unidades da rede de educação espalhadas nos seis distritos de São João da Barra. Uma delas foi o Educandário Santa Cecília, na sede do município, onde aconteceu uma palestra lúdica de orientação sobre higiene bucal e distribuição de kits, ensinando as crianças a cuidar dos seus sorrisos por meio da escovação e uso de fio dental.
Também foi realizado o Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) na própria escola com o selamento das cavidades de cárie. O Dia D em saúde bucal faz parte das ações do Programa Saúde na Escola (PSE) e também contou com a colaboração das unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).
“Nós já realizamos rotineiramente nas nossas escolas municipais o programa ‘Sorriso Saudável, Escola Feliz’ e o Dia D, promovido pelo Ministério da Saúde, amplia as nossas ações. O objetivo é fazer ações de promoção, recuperação da saúde bucal e prevenção das doenças bucais , utilizando a técnica do tratamento restaurador atraumatico (TRA), uma técnica indolor usada através de instrumentos manuais, na qual remove-se a cárie no ambiente escolar, sem necessidade da criança ir para o consultório e usar a famosa turbina, a caneta de alta rotação”, destacou a coordenadora municipal de Odontologia, Janaína Naked Crespo.
Ela explica ainda que, independentemente do Dia D realizado nesta quinta, a coordenadoria de Odontologia segue um cronograma de visitas nas escolas, onde os técnicos de saúde bucal realizam ações de promoção e prevenção , como escovação supervisionada e aplicação de flúor. “Uma vez por mês, os dentistas da Estratégia Saúde da Família vão nas escolas junto com os técnicos e realizam o tratamento restaurador atraumático, oferecendo uma alternativa minimamente invasiva e eficaz para o tratamento de cáries”, ressaltou a coordenadora.
Janaína alerta que a cárie e a doença periodontal estão entre as doenças bucais com maior prevalência no mundo e que ações realizadas nas escolas ajudam a prevenir outros tipos de enfermidades. “Cuidar da saúde bucal, portanto, significa também evitar doenças sistêmicas”, comentou.
Fonte: SECOM